Redação Viomundo

Fora do Oriente Médio, o Chile é o país que tem a maior comunidade palestina na diáspora.

Segundo as estimativas, são cerca de 500 mil membros. 

O Deportivo Palestino, clube de futebol chileno, é uma expressão importante da cultura palestina no país. Representa uma força política e cultural para a comunidade. 

Na quarta-feira passada, 14 de maio, o Palestino do Chile esteve em Belo Horizonte para disputar a Copa Sul-Americana.

O jogo foi no Mineirão contra o Cruzeiro, que venceu a partida por 2 a 1.

Na noite de terça-feira, o Comitê Mineiro de Solidariedade com o Povo Palestino e a torcida do Cruzeiro recepcionaram a equipe do Palestino do Chile que foi jogar em BH.

***

Palestino do Chile desperta solidariedade popular na América Latina

Andrés Sal.lari, HISpanTV, Belo Horizonte

O time de futebol Palestino do Chile se tornou uma espécie de embaixada itinerante na América Latina devido à solidariedade do povo com Gaza.

Você poderia ser apenas mais um torcedor assistindo ao seu time no estádio, mas como espectador, você pode ver que este clube não é como nenhum outro. O Palestino do Chile representa mais do que apenas um time de futebol, daí a mensagem em sua camisa.

Em uma noite impressionante, o Palestino visita o Cruzeiro de Belo Horizonte pela Copa Sul-Americana, e o que acontece, claro, também transcende o futebol.

A delegação da seleção chilena foi recebida no hotel por torcedores organizados do rival e pelo Comitê de Solidariedade ao Povo Palestino local.

Depois foi a vez do confraternização da torcida, dessa vez na sede do Comando Rasta, uma das torcidas mais engajadas do Cruzeiro.

O embaixador palestino no Brasil esteve presente e não escondeu sua satisfação com o evento.

Não nos sentimos sozinhos. Sabemos que a luta é dura e, com a resistência do povo palestino, contra o esquecimento e tanta repressão, venceremos.

Do jogo oficial no Mineirão, alguns cartões-postais: o gol do Palestino aos 7 minutos e a demonstração de alívio dessa torcida única… Enfim, esse selo de resistência e identidade que emerge no próprio minuto de cada partida em que o Palestino está presente.

Isso é o que acontece a cada 11 minutos de jogo do time palestino.

Gaza resiste, a Palestina existe!

Andrés Sal.lari, Belo Horizonte.

***

Durante o jogo, os seguranças do Mineirão tomaram as faixas em defesa do povo palestino tanto do Comitê quanto da torcida do Cruzeiro. Confira no vídeo abaixo.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 17/05/2025