País ultrapassa um milhão de carros vendidos; Lula: “Boa notícia da economia real”

O Brasil alcançou o patamar de um milhão de automóveis vendidos até a primeira quinzena de junho, anunciou recentemente a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Esse foi o período mais curto para as vendas atingirem a marca desde 2019. O dado foi celebrado pelo presidente tanto nas redes sociais, onde considerou “mais uma boa notícia da economia real”, quanto na entrevista desta quarta-feira (26) ao UOL.

O presidente festejou o resultado, fruto da atividade econômica e do aumento da renda, mas pontuou que é preciso avançar mais na expansão do setor. Na entrevista ao jornalista, comparou a venda de carros no país quando estava em seu segundo mandato com o resultado dos últimos anos.

Leia mais:

“Eu vou te dar um exemplo, só para você saber, eu deixei a Presidência em dezembro de 2010, este país vendia 3 milhões e 800 mil automóveis, 3 milhões. Eu voltei em 2023, este país vendia 1 milhão e 800, metade do que vendia em 2010”, contou Lula ao colunista Leonardo Sakamoto.

Leia mais:

Do mesmo jeito que agora as vendas subiram porque aumentou o emprego e a renda da população, argumentou o presidente, nos anos anteriores, nos tempos de Temer e Bolsonaro, com o achatamento dos salários, as vendas desabaram.

“O povo parou de comprar”, lamentou Lula. “Esse mês você viu no jornal: recorde de venda de carro no mês de maio. Porque a indústria automobilística, que não estava investindo nada nas últimas duas décadas, agora anunciaram investimento de 129 bilhões de reais até 2028 e um pouquinho até 2030”, disse o presidente.

Lula defendeu ainda que o setor invista em um Salão do Automóvel para aquecer as vendas dos carros populares. Para o presidente, os veículos precisam chegar ao consumidor com preços acessíveis. “Por que não barateia o preço do carro? O pobre não pode comprar um carro por 150 mil reais, mas um carro com 70, com 80, com 90, ele compra. Por que a gente não volta a fazer carro popular para o povo comprar?”, questionou.

Anfavea

De acordo com a Anfavea, entre janeiro e maio, as vendas de veículos novos bateram 929.669 unidades. Somando com a primeira quinzena de junho, os negócios ultrapassaram um milhão em vendas com o acréscimo de 70,3 mil unidades.

A soma corresponde a uma média de emplacamentos por dia útil de cerca de 10 mil unidades em junho. A média diária de maio foi de 9.250 unidades.

Da Redação, com InfoMoney

Artigo Anterior

Cinco PMs são afastados após participação de youtuber dos EUA em ação policial

Próximo Artigo

TSE mantém prisão preventiva de ex-deputado acusado de violência política de gênero.

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!