Durante a Reunião Ministerial de Desenvolvimento do G20 na terça-feira (23), o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, anunciou a criação da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
Segundo Vieira, essa iniciativa busca unir países no combate às desigualdades mundiais, uma luta que, segundo ele, “não será de curto prazo”.
A primeira reunião da Aliança acontecerá na quarta-feira (24), com a presença confirmada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O projeto tem como objetivo conectar nações que se comprometam com a implementação de políticas públicas de proteção social, além de parceiros dispostos a oferecer suporte técnico e financeiro.
O lançamento oficial da Aliança está programado para a Cúpula dos Líderes do G20 em novembro, que será sediada no Rio de Janeiro.
Durante a reunião da terça-feira, Vieira também comentou sobre a necessidade de abordagens inovadoras para enfrentar a concentração de riqueza, citando um estudo da Oxfam que mostra que o 1% mais rico do mundo acumulou quase dois terços da riqueza global desde 2020.
Além disso, o G20 conseguiu superar divergências internas que impediam a aprovação de declarações ministeriais desde o início do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, em fevereiro de 2022.
Com a presidência brasileira mediando, foram emitidas declarações focadas no fortalecimento dos serviços de água potável, saneamento e higiene e na redução das desigualdades.
Os líderes do G20 deverão continuar as discussões sobre questões geopolíticas, incluindo os conflitos em Gaza e na Ucrânia, na reunião de novembro.