Paim comemora sanção da lei que facilita obras de drenagem

O presidente Lula sancionou lei que facilita a alocação de recursos federais para drenagem e manejo de águas da chuva em locais afetados por calamidade pública. A norma (Lei 15.112/2025) foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta terça-feira (18/3).  

O texto teve origem no PL 3.875/2024, do senador Paulo Paim (PT-RS), aprovado no Senado no fim do ano passado. A iniciativa altera a Lei de Saneamento Básico (Lei 11.445/2007) para dispensar os gestores públicos de cumprir condições para receberem recursos federais destinados a saneamento básico quando eles forem aplicados em drenagem e manejo de águas pluviais urbanas em municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública. 

“Dados alarmantes reforçam a importância dessa medida: 56,5% dos municípios não têm sistema exclusivo de drenagem, 95,8% não tratam as águas pluviais, 66,2% não possuem mapeamento de áreas de risco. As enchentes do RS são o maior exemplo da necessidade dessa lei. Vamos mudar essa realidade”, disse Paim.

A medida foi proposta como uma das ações urgentes para beneficiar o Rio Grande do Sul, estado que enfrentou inundações gigantescas em maio de 2024, e ainda hoje lida com os efeitos da tragédia.

Atualmente, para receber valores da União, os serviços de saneamento precisam cumprir exigências como eficiência técnica e financeira, adesão às normas de regulação da Agência Nacional de Águas (ANA) e controle de perdas de água na distribuição. O texto prevê que, em emergências, essas obrigações sejam flexibilizadas, permitindo uma resposta mais ágil por parte do poder público.

Com informações da Agência Senado

Artigo Anterior

Eduardo Bolsonaro foge para os EUA e se licencia do mandato

Próximo Artigo

🔴Acontecendo Agora – Lula assina PL da Isenção de IR para quem recebe até R$ 5 mil

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!