Uma pesquisa recente da Quaest, divulgada nesta quarta-feira, 22, mostra o prefeito Eduardo Paes (PSD), candidato à reeleição, com uma larga vantagem nas intenções de voto para a eleição municipal do Rio de Janeiro em 2024.
Paes detém 49% das preferências em um cenário que inclui todos os pré-candidatos, liderando substancialmente sobre os outros concorrentes.
O deputado federal Alexandre Ramagem (PL), apoiado por Jair Bolsonaro (PL), aparece em segundo lugar com 13% das intenções de voto, seguido por Tarcísio Motta (PSOL), que acumula 7%.
Em um cenário reduzido, Paes mantém a liderança com 52% das intenções de voto, demonstrando estabilidade em sua base eleitoral.
O levantamento também destaca uma forte presença de votos em branco, nulos e eleitores que não pretendem votar, que chegam a 15%, além de 4% de indecisos.
A pesquisa ressalta diferenças nas intenções de voto entre segmentos educacionais e religiosos, notando-se uma menor diferença entre Paes e Ramagem entre os eleitores evangélicos.
Entre os eleitores de nível superior, Paes lidera com uma margem menor em relação aos de ensino fundamental, onde sua vantagem sobre Ramagem é de 53 pontos percentuais.
A pesquisa também indica que Paes tem uma liderança mais acentuada entre as mulheres em comparação aos homens.
Este estudo foi realizado pela Quaest, que entrevistou 1.104 eleitores cariocas de 19 a 22 de julho, com uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
O levantamento foi contratado pela Rádio Tupi e registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo RJ-03444/2024, com um nível de confiança de 95%.
Acesse a pesquisa completa clicando aqui.