A pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (24) mostra que Eduardo Paes (PSD), atual prefeito do Rio de Janeiro e candidato à reeleição, lidera as intenções de voto. No cenário com todos os pré-candidatos avaliados pelo instituto, Paes acumula 49% das intenções, destacando-se como o principal favorito.
Logo atrás, aparecem Alexandre Ramagem (PL), candidato e aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com 13%, e Tarcísio Motta (PSOL), que obtém 7%.
Na pesquisa com o maior número de candidatos, Cyro Garcia (PSTU) e Rodrigo Amorim (União) têm 3% cada. Juliete Pantoja (UP) e Marcelo Queiroz (PP) ficam com 2%, enquanto Carol Sponza (Novo) e Dani Balbi (PCdoB) registram 1% cada.
Os votos em branco, nulos e os eleitores que não pretendem votar somam 15%, enquanto 4% dos entrevistados estão indecisos.
A vantagem de Paes é particularmente expressiva entre eleitores com ensino fundamental, em que ele está 53 pontos percentuais à frente de Ramagem. A diferença diminui nos grupos com ensino médio e ensino superior, completos ou incompletos. No grupo com ensino superior, a diferença entre Paes e o bolsonarista cai para 28 pontos percentuais.
Paes também lidera em todos os segmentos religiosos, com uma vantagem menor entre os evangélicos, onde ele tem 41% das intenções de voto contra 21% de Ramagem. Entre os católicos, a vantagem de Paes é maior, com 56% das intenções, em contraste com 13% para Ramagem.
A pesquisa mostra ainda que Paes tem uma vantagem mais acentuada entre as mulheres, liderando com 41 pontos percentuais a mais que o ex-chefe da Abin. Entre os homens, a diferença é menor, de 31 pontos.
Em um cenário com menos candidatos, similar ao levantamento anterior, Eduardo Paes segue na liderança com 52%. Na sequência, estão Alexandre Ramagem (PL) com 14%, Tarcísio Motta (PSOL) com 10%, Rodrigo Amorim (União) com 3% e Marcelo Queiroz (PP) com 2%.
Os indecisos representam 4%, e os votos em branco, nulos ou de eleitores que não pretendem votar somam 15%.
A pesquisa também revelou que 64% dos eleitores que votaram no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições de 2022 planejam apoiar Paes nas eleições deste ano. Em contraste, 17% desses eleitores preferem votar em Tarcísio Motta, enquanto apenas 2% optam por Ramagem.
Entre os eleitores que apoiaram Bolsonaro no segundo turno das eleições presidenciais, Paes também se destaca como o favorito, com 40% indicando que pretendem votar no ex-prefeito. Ramagem tem o apoio de 32% desses eleitores. Outros 14% disseram que preferem votar branco, nulo ou não comparecer às urnas em outubro.
Realizada entre os dias 19 e 22 de julho, a pesquisa foi contratada pela Rádio Tupi e entrevistou 1.104 eleitores cariocas, com uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Chegamos ao Blue Sky, clique aqui.
Siga nossa nova conta no X, aqui.
Participe de nosso canal no WhatsApp, aqui.
Entre em nosso canal no Telegram, aqui.