Farinha, fermento, açúcar, e também aplicativos, marketing digital e tecnologias são os novos ingredientes da Arizona Pães, em São Paulo. Fundada em 1983, a padaria familiar, com quatro unidades na capital, tem se reinventado e conquistado novos clientes, aumentando o faturamento em 20% com a digitalização.
“A oportunidade de crescimento é grande para quem busca inovação e tecnologia. Nosso crescimento é baseado em melhorar o ambiente para o cliente, fazendo da padaria uma extensão da casa dele, um ponto de encontro agradável com inovações e bom atendimento”, afirma Rodrigo Chaluppe, sócio da loja.
Chaluppe, formado em Engenharia de Alimentos, diz que a tecnologia só traz benefícios para o negócio. A padaria oferece totens de autoatendimento, cardápios com QR Code nas mesas e a possibilidade de pedidos on-line com clube de pontos.
Além disso, utiliza aplicativos de entrega e ferramentas digitais como Anota AI e Epadoca para apoiar nos pedidos e pagamentos via WhatsApp.
O Instagram também é um aliado importante, funcionando como vitrine para os produtos e aproximando a clientela da padaria. “O perfil do cliente mudou.
Os mais jovens fazem tudo pelo celular. Quem ainda não utiliza essas ferramentas, não deve perder mais tempo.
Elas melhoram o negócio, a gestão, as vendas, os processos, a divulgação e a fidelização da marca”, destaca Rodrigo.
Além disso, a padaria tem inovado internamente, buscando novos equipamentos na área de produção para otimizar processos, melhorar a qualidade dos produtos e reduzir perdas.
Sebrae apoia padarias na digitalização
O Sebrae é parceiro das padarias na implementação de ferramentas digitais. “O objetivo é alavancar pequenos negócios por meio da transformação digital, melhorando a gestão e as vendas, ampliando o alcance no mercado e trazendo mais eficiência”, explica Bruno Lopes, analista de Competitividade do Sebrae.