O influenciador digital e coach Pablo Marçal (PRTB) recebeu uma nova pena da Justiça Eleitoral de São Paulo, que determinou a inelegibilidade por oito anos, além de multa de R$ 420 mil por descumprimento de uma liminar.

Marçal recebeu, pela segunda vez, a sentença por abuso de poder econômico, uso indevido dos meios de comunicação e captação e gastos ilícitos de recursos durante a campanha. A primeira condenação foi em fevereiro deste ano. 

Para o juiz Antonio Maria Patiño Zorz, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, o influenciador  corresponsável pelas condutas perpetradas no canal mantido no ‘Discord’”.

O coach cometeu uma ilegalidade ao ofertar pagamentos “a quem efetuasse cortes de vídeos de Marçal em concurso de cortes estar acessível a milhões de pessoas seguidoras em suas redes sociais (TikTok, Youtube, Instagram, entre outros)”.

A condenação engloba ainda o gasto ilícito de recursos,  “em razão da existência de impulsionamento de cortes de vídeo realizada por terceiros, que foi estimulada pelo próprio candidato Pablo Marçal como forma de ilícito alavancamento de visualizações de cortes de vídeos com seu conteúdo.”

Recurso

A defesa de Marçal, chefiada por Hamilton Siqueira Júnior, acredita que os fatos indicados na decisão não são suficientes. Assim, a equipe jurídica tentará reverter o resultado, pois a equipe de campanha do coach teria cumprido todos os requisitos legais. 

*Com informações do G1.

LEIA TAMBÉM:

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 27/04/2025