O ministro Alexandre de Moraes, do STF – Foto: Reprodução

Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão de três condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília.

Os mandados foram expedidos contra Evandro Ericson Vieira de Medeiros, Márcio Castro Rodrigues e Jorgeleia Schmoeler, todos considerados foragidos. A decisão foi comunicada à Polícia Federal (PF), que ficou encarregada de cumprir as ordens.

Segundo o STF, Evandro e Márcio receberam penas de 2 anos e 5 meses de prisão em regime semiaberto. Já Jorgeleia foi condenada a 14 anos em regime fechado, em razão de sua participação direta na invasão às sedes dos Três Poderes. Os ministros da Corte entenderam que as provas apresentadas nos processos foram suficientes para a condenação.

Atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 – Foto: Reprodução

No caso de Jorgeleia, a sentença foi baseada em vídeos que mostram sua presença no Congresso Nacional e no próprio STF durante a invasão. Nas imagens, ela aparece afirmando: “O Brasil é nosso, não é dos petralhas. Tá tudo invadido. Tá invadido. Tá tudo invadido”. Em outro momento, completa: “Gente, eu e a jaeque tá fazendo parte dessa história. Tamo ajudando a invadir os Três Poderes. Tá cheio. Bomba, tiro. Lá embaixo. Mas o Brasil é nosso (sic)”.

De acordo com levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), há atualmente 235 mandados de prisão em aberto no país relacionados aos ataques de 8 de janeiro.

Desses, 234 foram determinados por Alexandre de Moraes, que conduz a maioria dos processos ligados ao caso no Supremo.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 08/09/2025