Durante a conclusão do evento #EoF2022 , as 12 aldeias temáticas que fazem parte da Economia de Francisco apresentaram uma Declaração Final. Esta declaração reflete o trabalho e o comprometimento dos membros dessas aldeias e, em 24 de setembro, foi entregue ao Papa Francisco.
Francisco, no caso, referia-se a São Francisco de Assis e ao Papa Francisco.
Declaração Final EoF Assis 2022
- Políticas para a Felicidade : Nós, como pessoas, famílias, comunidades e cidadãos do mundo, acreditamos que “não podemos nos fazer felizes sem fazer os outros felizes também” e que só podemos alcançar isso adotando novas métricas para o bem comum e encorajando as instituições civis a fornecer o tempo e o espaço necessários para construir relações significativas.
- Energia e Pobreza : Defendemos uma transição energética pautada por um processo generativo que permita à nossa sociedade reverter a pobreza e as desigualdades multidimensionais. Propomos um acordo verde social, que compartilhe tecnologias limpas, oriundas de cadeias de valor de produção justas e princípios da economia circular.
- Vida e Estilo de Vida : Acreditamos no humanismo integral, que implica um estilo de vida que respeita a dignidade de todos. Comprometemo-nos a educar nossos padrões de consumo, a cuidar da Criação, a impactar positivamente o meio ambiente local e a trabalhar em conjunto com a sociedade civil, a ciência e as instituições ativas, em prol do desenvolvimento do bem comum.
- Negócios e Paz : Acreditamos que a paz deve ser um processo contínuo também nos negócios. Isso inclui educação, responsabilidade, conscientização e justiça, com foco no desenvolvimento de um ambiente sustentável que condene investimentos perversos. Uma economia de paz não inclui armas ou negócios que visam apenas a maximização do lucro.
- W4E : Comprometemo-nos a ajudar as mulheres a prosperar, a fim de gerar uma mudança transformadora em direção a uma economia humana, sustentável, equitativa e inclusiva. Ninguém fica para trás se nenhuma mulher ficar para trás.
- Negócios em transição : A transição é um ciclo virtuoso: primeiro você tem paixão, depois o coração se conecta à mente e depois volta ao normal. Estamos comprometidos em promover novas estruturas econômicas e modelos de negócios sustentáveis que transformem os negócios tradicionais e orientem os emergentes para uma forma mais regenerativa e distributiva de fazer negócios.
- Trabalho e Cuidado : Acreditamos firmemente que, por meio do trabalho, somos capazes de participar da criação de Deus, realizando-nos em nossas comunidades. Pedimos uma nova cultura de trabalho que priorize a dignidade das pessoas, reconheça a contribuição de cada trabalhador, gere valor econômico compartilhado e elimine a pobreza no trabalho.
- CO2 para Desigualdades : Comprometemo-nos a reduzir a desigualdade, tornando-nos uma aliança viva com os mais vulneráveis em nossas comunidades. Queremos criar espaços significativos para que todos possam ser ouvidos, participem plenamente e tenham maior poder de decisão por meio da educação inclusiva.
- Gestão e Doação : Acreditamos na Gestão como a arte de unir pessoas para o bem comum por meio da liderança comunitária, não da supremacia.
- Vocação e Lucro : Vocação e Lucro unem o espiritual e o prático. Permite que as tensões da vida sejam encaradas como fonte de inovação, em vez de medo. Buscamos um equilíbrio entre tarefas e relacionamentos, um equilíbrio que leve à ação. Reconhecemos que muitos nem sequer conseguem pensar em combinar Vocação e Lucro. E somos chamados a mudar isso.
- Agricultura e Justiça : Estamos criando uma aliança ecológica integral, cocriando uma nova narrativa coerente que traduzimos em projetos agrícolas. Queremos impulsionar o acesso à terra e aos bens comuns por meio de ações de advocacy, estratégias globais e locais e políticas públicas, baseadas em relações harmoniosas com os povos indígenas, seguindo os passos de São Francisco.
- Finanças e Humanidade : Queremos focar no potencial das finanças como instrumento para o desenvolvimento humano integral e o cuidado da criação, à luz do Pensamento Social Católico. Estamos comprometidos a trabalhar local e globalmente em prol de mercados financeiros impulsionados pela fraternidade, cultivando semente por semente e caminhando lado a lado.
10 de outubro de 2022 | Agricultura e Justiça , Negócios e Paz , Negócios em Transição , CO2 das Desigualdades , Energia e Pobreza , EoF PEOPLE , EoF PEOPLE , Finanças e Humanidade , Vida e Estilo de Vida , Palco Principal , Gestão e Dádiva , Notícias , Políticas e Felicidade , Vilas , Vocação e Lucro , O QUE ESTÁ ACONTECENDO , O QUE ESTÁ ACONTECENDO , Mulheres pela Economia , Trabalho e Cuidado