Os favoritos para o Senado por São Paulo em 2026, segundo nova pesquisa

Fernando Haddad (PT) e Eduardo Bolsonaro (PL) são os favoritos dos eleitores de São Paulo para as duas cadeiras no Senado pelo estado em 2026. A conclusão é do novo levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta terça-feira 26.

Cada eleitor, neste recorte, pôde apontar até dois nomes para o cargo, assim como será nas urnas no ano que vem. O ministro da Fazenda foi o mais citado, com 36,8% das menções. Em seguida, a preferência do eleitorado é pelo deputado federal do PL, que reúne 33,6% das indicações de voto. A distância da dupla para os demais candidatos supera os 10 pontos percentuais. Confira:

Crescimento de Haddad e queda de Eduardo

Os dados divulgados pelo Paraná Pesquisas nesta terça indicam uma mudança de posição entre os favoritos. Fernando Haddad ocupava a segunda posição em julho, mas cresceu quatro pontos percentuais e passou a liderar. Eduardo Bolsonaro, por sua vez, recuou pouco mais de três pontos, passando para a segunda colocação.

Os demais candidatos, de acordo com o histórico da pesquisa, tiveram oscilações negativas ou queda no período. Neste pelotão, Robson Tuma (PL) foi o único que teve aumento nas intenções de voto. Veja a comparação dos índices:

Cenário sem Haddad e Eduardo

O instituto, por fim, ainda testou um cenário de disputa pelo Senado sem a presença de Haddad e Eduardo. O ministro é substituído pelo colega de governo Geraldo Alckmin (PSB), e o deputado pelo colega de Câmara Marco Feliciano (PL). Neste cenário, o vice-presidente e ex-governador do estado assume a liderança, enquanto o pastor e deputado amarga a quarta posição. Confira:

A pesquisa ouviu 1.680 eleitores paulistas entre os dias 21 e 24 de agosto. A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais.

Artigo Anterior

Ex-conselheiro do Banco Mundial aposta na queda do dólar como moeda hegemônica

Próximo Artigo

As notícias do Brasil nos jornais do mundo, nesta terça (26)

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!