Fernando Haddad (PT) e Eduardo Bolsonaro (PL) são os favoritos dos eleitores de São Paulo para as duas cadeiras no Senado pelo estado em 2026. A conclusão é do novo levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta terça-feira 26.
Cada eleitor, neste recorte, pôde apontar até dois nomes para o cargo, assim como será nas urnas no ano que vem. O ministro da Fazenda foi o mais citado, com 36,8% das menções. Em seguida, a preferência do eleitorado é pelo deputado federal do PL, que reúne 33,6% das indicações de voto. A distância da dupla para os demais candidatos supera os 10 pontos percentuais. Confira:
Crescimento de Haddad e queda de Eduardo
Os dados divulgados pelo Paraná Pesquisas nesta terça indicam uma mudança de posição entre os favoritos. Fernando Haddad ocupava a segunda posição em julho, mas cresceu quatro pontos percentuais e passou a liderar. Eduardo Bolsonaro, por sua vez, recuou pouco mais de três pontos, passando para a segunda colocação.
Os demais candidatos, de acordo com o histórico da pesquisa, tiveram oscilações negativas ou queda no período. Neste pelotão, Robson Tuma (PL) foi o único que teve aumento nas intenções de voto. Veja a comparação dos índices:
Cenário sem Haddad e Eduardo
O instituto, por fim, ainda testou um cenário de disputa pelo Senado sem a presença de Haddad e Eduardo. O ministro é substituído pelo colega de governo Geraldo Alckmin (PSB), e o deputado pelo colega de Câmara Marco Feliciano (PL). Neste cenário, o vice-presidente e ex-governador do estado assume a liderança, enquanto o pastor e deputado amarga a quarta posição. Confira:
A pesquisa ouviu 1.680 eleitores paulistas entre os dias 21 e 24 de agosto. A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais.