A disputa eleitoral para a presidência da República em 2026 promete ser apertada, segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira 25 pelo instituto Paraná Pesquisas. Há empate técnico nos cenários de segundo turno.
A pesquisa monitorou três nomes como representantes da extrema-direita na disputa contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT): o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível; a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL); e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Na disputa de primeiro turno com Bolsonaro, Lula fica numericamente em segundo, mas com diferença bem abaixo da margem de erro (que é de 2,2 pontos percentuais para todos os cenários apresentados). Outros nomes aparecem distantes.
Quando o nome da extrema-direita é o da ex-primeira-dama, Lula aparece com vantagem no primeiro turno. Com 35,1% das intenções de voto, o atual presidente descola de Michelle, que aparece com 28,9% – a diferença é superior à margem de erro. Veja:
A vantagem de Lula contra Tarcísio de Freitas também é maior que a margem de erro em um primeiro turno, segundo o instituto. Confira:
Segundo turno
Nos três cenários de segundo turno testados, há empate na margem de erro. Contra Jair e Michelle Bolsonaro, Lula aparece em desvantagem numérica. No embate com Tarcísio, há um empate nos percentuais. Veja os resultados:
O Paraná Pesquisas realizou entrevistas presenciais com 2.020 pessoas, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, entre os dias 17 e 21 de agosto.