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Lula usou sua conta no X (antigo Twitter) no início da madrugada desta segunda, 3 de março, para parabenizar a equipe de “Ainda Estou Aqui” pela conquista do Oscar de Melhor Filme Internacional. O longa dirigido por Walter Salles e protagonizado por Fernanda Torres, que viveu o papel de Eunice Paiva, tornou-se a primeira produção brasileira a conquistar a estatueta na categoria.
“Hoje é o dia de sentir ainda mais orgulho de ser brasileiro”, escreveu o presidente. “Orgulho do nosso cinema, dos nossos artistas e, principalmente, orgulho da nossa democracia. Eu e Janja estamos muito felizes assistindo tudo ao vivo”.
Hoje é o dia de sentir ainda mais orgulho de ser brasileiro. Orgulho do nosso cinema, dos nossos artistas e, principalmente, orgulho da nossa democracia. Eu e Janja estamos muito felizes assistindo tudo ao vivo.
O Oscar de Melhor Filme Internacional para Ainda Estou Aqui é o… pic.twitter.com/Boi8KQzwxJ
— Lula (@LulaOficial) March 3, 2025
O filme, que retrata os horrores da ditadura militar brasileira sob a perspectiva de Eunice Paiva, mulher de Rubens Paiva, assassinado em 1971 após tortura, emocionou a plateia e consolidou seu lugar entre as grandes obras do cinema.
A vitória de “Ainda Estou Aqui” foi um dos momentos mais marcantes da noite. O filme superou os concorrentes “A Garota da Agulha”, “Emilia Pérez”, “A Semente do Figo Sagrado” e “Flow”.
Além do prêmio de Melhor Filme Internacional, a produção brasileira também esteve indicada a Melhor Atriz, com Fernanda Torres, e Melhor Filme.
A consagração de “Ainda Estou Aqui” no Oscar não é apenas um reconhecimento artístico, mas também um marco para o cinema brasileiro. Uma obra necessária e atual num país que está julgando uma tentativa de golpe de estado comandada pelo canalha Jair Bolsonaro e sua corja de pilantras.
O filme agora entra para a história como uma das grandes vitórias do país na indústria cinematográfica mundial, reafirmando a importância de revisitar o passado para compreender o present
A jornada de premiações do filme foi impulsionada por seu impacto no Brasil. Isabela Boscov, jornalista e crítica de cinema brasileira, disse à BBC: “O que é realmente incomum no Brasil é um filme que não seja uma comédia alcançar esse tipo de bilheteria. Isso não acontecia há muitos e muitos anos.”
Ela atribui o sucesso a uma combinação de fatores, incluindo a popularidade de Torres, a forma realista como o filme retrata o Brasil dos anos 1970 e o clima nacional, com a tentativa de golpe de Bolsonaro.
“Neste momento, o Brasil é um país muito dividido em termos de pensamento e ideologia. E acho que metade do país gostaria de enfrentar tudo o que aconteceu no passado [durante a ditadura] para evitar que se repita”, diz Isabela.