Órgão da AGU vai tirar dúvidas sobre reforma tributária

AGU (Advocacia-Geral da União) criou uma estrutura para receber dúvidas interpretativas em relação às normas que tratam da reforma tributária, com objetivo de evitar a judicialização desses temas.

Os questionamentos serão recebidos pela Sejan (Câmara de Promoção de Segurança Jurídica no Ambiente de Negócios da AGU), órgão criado em 2023 que teve suas regras de funcionamento alteradas por portaria publicada nesta terça (29).

As dúvidas poderão ser enviadas pelas entidades que fazem parte da Sejan, que reúne representantes do Estado e do setor privado. O encaminhamento por outras entidades será excepcionalmente admitido, quando demonstrada inviabilidade de sua proposição por entidade que faz parte do colegiado, como no caso de conflito de interesse.

As respostas, por meio de pareceres, poderão ser publicadas antes mesmo de a reforma entrar em vigor, o que ocorre em 2026 (período de testes) e a partir de 2027 (cobrança efetiva). Também poderão ser adotadas medidas concretas para tratar o problema ou realizado diálogo técnico sobre o tema.

Fonte: Folha de SP

Leia mais em: https://tinyurl.com/3b932dyf

Artigo Anterior

Reforma tributária e o setor imobiliário e de construção

Próximo Artigo

Efeito Lula: desemprego tem melhor resultado para o 1º trimestre desde 2014

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!