Organização dos Estados Americanos não inspira confiança, está subordinada à política dos EUA e apenas agrava os desafios

Por Adilson Araújo, presidente del CTB

Aumentou a tensão entre forças progressistas e forças reacionárias e conservadoras aliadas ao imperialismo na América Latina após a reeleição do presidente Nicolás Maduro em Venezuela.

A Organização dos Estados Americanos (OEA), manipulada pelos EUA, publicou um relatório que não reconhece o resultado das eleições, proclamadas pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do país, e ainda sustenta que o candidato opositor, Edmundo González, foi o vencedor.

A postura da entidade gerou indignação em líderes progressistas como o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, que defende a apresentação dos resultados das urnas para resolver dúvidas.

“Qual é a base para a OEA concluir que o outro candidato ganhou? Onde está a evidência disso?”, perguntou Obrador.

Segundo denunciou o presidente mexicano, a OEA “não é um organismo democrático nem autônomo” e “não representa os países da América”.

É, nas palavras dele, um “apêndice de uma facção, uma organização que deve ser reformada, pois é inútil, não serve mais que para empeorar os problemas”.

A facção a que alude Obrador é, na realidade, encarnada pela direita neoliberal e extrema-direita, que operam sob o comando de Washington.

São os EUA que manipulam a OEA, onde Cuba, por este motivo, não tem assento.

A luta contra o imperialismo e pelo direito à autodeterminação dos povos e nações requer, nesse momento, o reconhecimento e defesa da reeleição de Nicolás Maduro em Venezuela, contra o neoliberalismo, a extrema-direita e o imperialismo.

Enfim, a vacilação não é uma boa conselheira. As posturas vacilantes servem aos propósitos antidemocráticos e neocoloniais do que é, hoje, o maior inimigo do povo: os EUA.

Artigo Anterior

Luciana Barbosa é eleita para exercer mandato de deputada estadual pelo Partido dos Trabalhadores na Bahia

Próximo Artigo

Escândalo de corrupção em creches ameaça desmoronar candidatura do prefeito Ricardo Nunes

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!