As mais conhecidas organizações da Resistência Palestina emitiram declarações elogiosas em resposta à nomeação de Iahia Sinuar como líder máximo do Movimento de Resistência Islâmica (“Hamas”, na sigla em árabe). Sua recente nomeação como líder do birô político do Hamas reflete sua importância e o reconhecimento de sua liderança combativa na resistência contra a ocupação israelense.
Diversas organizações revolucionárias ligadas ao Eixo da Resistência, incluindo Ansar Alá, Hesbolá, a Frente Popular para a Libertação da Palestina, a Frente Democrática para a Libertação da Palestina e o Movimento da Jiade Islâmica, emitiram declarações de apoio e felicitações a Sinuar, sublinhando sua relevância no contexto da resistência palestina. A escolha de Sinuar para suceder o mártir Ismail Hanié, assassinado por “Israel”, simboliza a continuidade e a renovação da luta pela libertação da Palestina. O apoio unânime a Sinuar por parte de tantas organizações de resistência é um testemunho de sua autoridade junto ao movimento palestino e também com as demais organizações da Resistência, na guerra pela libertação do Oriente Médio das garras do imperialismo. Esse consenso em torno de sua liderança reforça a mensagem de que a Resistência Palestina permanece firme e resoluta, mesmo diante das tentativas sionistas de desestabilizar e enfraquecer a determinação do povo árabe.
O teor das declarações mostra como “Israel” cometeu um erro de cálculo ao assassinar Hanié, acreditando que isso desarticularia o movimento de resistência. Ao contrário, a escolha rápida e unânime de Iahia Sinuar como sucessor demonstra a firmeza de propósito dos palestinos. Organizador da operação Dilúvio de al-Aqsa no dia 7 de outubro, Sinuar é conhecido por ter um perfil mais radical e militar, e demonstra estar mais do que preparado para enfrentar os desafios impostos pela ocupação e continuar a luta pela libertação total da Palestina.
A liderança de Sinuar é crucial não apenas para a Resistência Palestina, mas também para o Eixo da Resistência em geral, que inclui aliados regionais comprometidos com a luta contra o imperialismo. Sua ascensão reforça a determinação das forças de resistência em continuar sua luta até a vitória, inspirando combatentes e fortalecendo a coesão entre as diferentes facções. Com Iahia Sinuar, a Resistência indica uma radicalização ainda maior na luta contra a ocupação, o que foi muito destacado nas declarações de apoio à sua nomeação.
- Mohammed Abdul Salam, porta-voz do partido revolucionário iemenita Ansar Alá: “Felicitamos o Movimento de Resistência Islâmica Hamas e o povo palestino em resistência pela escolha do líder combatente Iahia Ibrahim Sinuar como chefe do gabinete político do movimento, sucedendo ao mártir e líder combatente Ismail Hanié, que Alá tenha piedade dele. Pedimos a Alá todo-poderoso que conceda ao líder Sinuar apoio e sucesso no desempenho desta responsabilidade durante esta fase histórica de confronto com o inimigo ‘israelense’.”
- Hesbolá: “Em nome de Alá, o Clemente e o Misericordioso, o Hesbolá felicita e abençoa o querido combatente Hajj Iahia Sinuar e os seus irmãos na liderança do movimento Hamas e todos os combatentes das Brigadas Al-Qassam pela sua seleção e eleição unânimes como chefe do gabinete político do movimento Hamas, sucedendo ao líder mártir Ismail Hanié, que Alá tenha piedade dele. A seleção do irmão Iahia Sinuar, do coração da Faixa de Gaza sitiada, que está presente com o seu companheiro de luta nas trincheiras da frente da resistência e entre o seu povo sob os escombros, o cerco, a matança e a fome, é uma confirmação de que os objetivos do inimigo de matar líderes e funcionários não conseguiram atingir os seus objetivos. A bandeira é passada de mão em mão, ensopada no sangue dos mártires, e é uma mensagem forte para o inimigo sionista e, por detrás dele, para os Estados Unidos e os seus aliados, de que o movimento Hamas está unido na sua decisão, firme nos seus princípios, firme nas suas grandes escolhas, determinado a continuar, juntamente com todas as facções palestinas, no caminho da resistência e da jiade, independentemente dos sacrifícios.”
- Frente Popular para a Libertação da Palestina: “Felicitamos os irmãos do Hamas por elegerem o líder Iahia Sinuar para suceder ao mártir Ismail Hanié.”
- Frente Democrática para a Libertação da Palestina: “A eleição do irmão Sinuar como chefe do gabinete político do Hamas constitui um desafio à barbárie israelense.”
- Movimento Fatá al-Intifada: “A eleição do líder Iahia Sinuar é um passo importante nesta fase, porque ele representa a imagem palestina de luta contra o projeto sionista.”
- Jibril Rajoub, Secretário do Comité Central da Fatá, em declarações à rede libanesa al Mayadeen: “A decisão de escolher Iahia Sinuar é uma resposta lógica e esperada ao assassinato do mártir Ismail Hanié. Iahia al-Sinuar é uma personalidade pragmática e um homem realista e lógico, e foi assim que o conheci no cativeiro e fora dele. Netaniahu está trabalhando para apagar a causa palestina, integrar ‘Israel’ na região, demonizar o Irã e restaurar o prestígio de ‘Israel’. Os árabes e os muçulmanos têm uma oportunidade histórica de empreender uma iniciativa política estratégica para criar um Estado palestino independente. Todas as organizações palestinas estão de acordo em criar um Estado palestino conforme as resoluções internacionais.”
- Movimento da Jiade Islâmica: “Felicitamos os irmãos do movimento Hamas por elegerem o líder Iahia Sinuar como chefe do seu Birô Político. O êxito dos irmãos do Hamas em preencher o vazio no Birô Político com esta rapidez é uma mensagem forte para o inimigo sionista de que o movimento continua forte e coeso.”
- Movimento Ahrar: “Felicitamos os nossos irmãos, os nossos camaradas de sangue, de caminho e de causa no Movimento de Resistência Islâmica Hamas, pela escolha do comandante Iahia Sinuar ‘Abu Ibrahim’ como chefe do seu gabinete político, sucedendo ao líder mártir Ismail Hanié, que descanse em paz. A escolha de Sinuar é uma mensagem do Hamas, o movimento de resistência pioneiro na Palestina, de que a Batalha do Dilúvio de Al-Aqsa é uma decisão estratégica e soberana das facções da resistência e que estamos a avançar para atingir todas as suas metas e objetivos, independentemente dos custos elevados.”
- Liderança dos Comitês de Resistência Popular: “Felicitamos o Movimento de Resistência Islâmica Hamas por concluir suas consultas e selecionando o grande líder Iahia al-Sinuar como líder do movimento, sucedendo ao mártir da nação, o líder combatente Ismail Hanié, Abu Al-Abd. O líder combatente Iahia al-Sinuar é o melhor sucessor do melhor antecessor. Desejamos-lhe sucesso e esperamos que Deus conceda a vitória ao nosso povo e à nossa resistência através dele, e derrote a entidade nazista-sionista. A seleção do líder Abu Ibrahim al-Sinuar pelo Conselho da Shura do Hamas é um golpe significativo para os planos maliciosos do inimigo sionista e faz parte do castigo e da resposta ao assassinato do líder Abu Al-Abd Hanié.”
- Movimento Mujaidim: “Em nome de Alá, o Clemente, o Misericordioso, Felicitamos os nossos irmãos do Movimento de Resistência Islâmica Hamas pela escolha do irmão dirigente Iahia al-Sinuar como chefe do seu gabinete político, sucedendo ao dirigente mártir Ismail Hanié, que ascendeu após um cobarde assassinato sionista. A rapidez e o êxito do processo de escolha do dirigente do Hamas é uma mensagem de força e de desafio ao inimigo sionista, que tentou criar um vazio e uma confusão interna. No entanto, o movimento demonstrou a sua coesão e capacidade de superar as dificuldades, em particular a grande perda do líder mártir Ismail Hanié, durante estes tempos críticos enfrentados por todo o nosso povo palestino e o genocídio perpetrado pelo inimigo sionista contra a firme Faixa de Gaza.”
- Movimento Al-Nujaba – Resistência Islâmica no Iraque: “Felicitamos os irmãos combatentes do Hamas e o Eixo Islâmico da Resistência pela escolha do irmão combatente Iahia Sinuar como chefe do gabinete político do Hamas, sucedendo ao abençoado mártir assassinado Ismail Hanié. Testemunhamos que o irmão combatente Sinuar é o melhor sucessor do melhor antecessor e que o seu percurso jiadista o qualifica para assumir esta grande responsabilidade. Ele seguirá, sem dúvida, o caminho da resistência e rejeitará todas as formas de injustiça, opressão e tirania. Afirmamos que continuamos a apoiar, a apoiar e a cooperar incondicionalmente com os homens firmes e resistentes da resistência em Gaza. A seleção unânime de Sinuar é o resultado natural da unidade e da força das palavras dos combatentes da resistência. Os membros deste movimento apoiam a sua liderança, tendo em vista a vitória garantida e certa sobre a entidade usurpadora, mais cedo ou mais tarde, pois a vitória só vem de Alá.”