A oposição bolsonarista na Câmara dos Deputados se reuniu nesta terça-feira 27 com o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB). Na pauta, quatro itens: anistia aos golpistas do 8 de Janeiro, abertura da CPI do INSS, comissão geral com as big techs para discutir “censura” e os 19 projetos de decretos legislativos para derrubar o aumento do IOF.

Segundo o deputado Zucco (PL-RS), líder da oposição, Motta afirmou que levará a discussão sobre o IOF à próxima reunião de líderes, na quinta-feira 29, e sinalizou que pautará um dos PDLs. O relator seria Nikolas Ferreira (PL-MG).

Os deputados também pediram o agendamento de uma comissão geral em plenário, na semana que vem, sobre o que chamam de “censura” do governo Lula (PT) e do Supremo Tribunal Federal. A ideia é ouvir representantes das redes sociais para definir um projeto a respeito dos perigos da internet.

A discussão sobre a anistia, por sua vez, segue emperrada. Os bolsonaristas apelam para que Motta paute o requerimento de urgência, enquanto o presidente da Câmara avalia que o assunto não está maduro o suficiente.

Zucco disse ainda que a oposição começará a conversar com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para elaborar um texto que passe pelas duas casas. O deputado, no entanto, disse não se tratar de uma adesão à proposta alternativa de Alessandro Vieira (MDB-SE).

Por último, os deputados fizeram um novo pedido pela instalação da CPI do INSS e demandaram que o deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO) seja o presidente ou o relator do colegiado. 

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 27/05/2025