A Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou, nesta quarta-feira (17), mais uma ação no Complexo da Maré, na Zona Norte da capital, apresentada como nova fase da chamada operação Contenção. Moradores relataram troca de tiros em áreas como Parque União e Nova Holanda, em meio à presença de unidades como a Core (Coordenadoria de Recursos Especiais) e a DGPE (Delegacia-Geral de Polícia Especializada).
Segundo a versão divulgada pela corporação, o alvo seria um suposto esquema de “delivery” de drogas e armas para a cidade do Rio e Maricá, na Região Metropolitana, além de entregas na Região dos Lagos. A polícia afirma que os traficantes ofereciam drogas em grupos de aplicativos de mensagens para usuários e que também haveria oferta de munição e armas para um núcleo de Maricá. Em comunicado, a corporação alegou que “parte significativa dos alvos está localizada no Complexo da Maré, além de outras áreas da capital”.
A operação ocorre em meio ao aumento de ataques policiais no Rio de Janeiro, que vêm atingindo diretamente a população trabalhadora das favelas. Depois de episódios como a chacina do Alemão e da Penha, ações desse tipo se tornaram mais frequentes.