Na madrugada desta quarta-feira (16) um ônibus com estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) sofreu um acidente no trajeto rumo à 60ª edição do Congresso da UNE (Conune), que acontece em Goiânia (GO). Pelo menos cinco pessoas morreram no choque na BR-153 com uma carreta, que invadiu a contramão.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a carreta atingiu o ônibus e um micro-ônibus que transportavam estudantes oriundos de Altamira (PA). A colisão ocorreu em Porangatu (GO), cerca de 400 quilômetros da capital goiana.

Entre as vítimas estão três estudantes, que estavam no ônibus do comboio: Welfesom Campos Alves e Leandro Souza Dias, militantes da UJR e da Unidade Popular, e Ana Letícia Araújo Cordeiro, aluna da UFPA. Também perderam a vida os motoristas do ônibus e da carreta.

Outras vítimas foram encaminhadas a hospitais da região em estado grave.

Em nota, a UNE colocou a entidade à disposição para apoio aos envolvidos no acidente e ás famílias das vítimas:

A União Nacional dos Estudantes recebeu com imensa tristeza a notícia do grave acidente ocorrido na BR-153, em Goiás, na madrugada desta quarta-feira, 16 de julho. Neste momento de dor profunda, nos solidarizamos com as famílias, amigas e amigos das vítimas. A UNE está em contato desde a madrugada com os governos do Pará e Goiás, com a UFPA (Universidade Federal do Pará), UFG (Universidade Federal de Goiás), além do Governo Federal e demais instituições para oferecer apoio às pessoas envolvidas e acompanhar de perto todas as providências necessárias. Colocamo-nos à disposição para colaborar com o que for possível nesse momento tão difícil.

O presidente Lula também se manifestou. Ele lamentou o ocorrido e prestou solidariedade às famílias:

Recebi com profunda tristeza a notícia do grave acidente envolvendo uma carreta e dois ônibus com estudantes, ocorrido nesta quarta-feira, 16 de julho, no estado de Goiás. A tragédia resultou na perda irreparável de vidas, incluindo estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) que iriam participar do Congresso Nacional da UNE, e motoristas de dois veículos. Neste momento de dor, manifesto a solidariedade às famílias e amigos das vítimas e aos colegas, professores e a toda a comunidade universitária atingida. Que as famílias encontrem conforto e amparo para atravessar este momento tão difícil.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações e presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, disse que recebeu a notícia com tristeza e estendeu seus sentimentos de pesar às famílias, e membros da UFPA e da UNE.

Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento de estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA), vítimas de um trágico acidente enquanto se deslocavam para participar do Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), Goiânia-GO. Jovens como esses representam o futuro do Brasil, com compromisso com a educação e com a transformação do país, nos inspirando e reforçando que, mesmo diante da dor, os sonhos e ideais que carregavam seguem vivos. Minha total solidariedade aos familiares, amigos, toda a comunidade acadêmica da UFPA e da UNE. Meus sentimentos.

O presidente estadual do PCdoB no Pará, Jorge Panzera, pediu que “não falte acolhimento, apoio e justiça para todos os envolvidos“:

Toda tragédia nos comove e quando envolve jovens, ainda mais. Recebi com profunda tristeza a notícia do acidente com um dos ônibus que levava a delegação paraense ao Congresso da UNE, com estudantes da UFPA. Neste momento de dor, me uno em solidariedade às famílias dos estudantes, dos motoristas do ônibus e da carreta que perderam a vida, aos estudantes feridos e aos seus familiares, amigos e companheiros. Que não falte acolhimento, apoio e justiça para todos os envolvidos. Força ao povo paraense neste momento tão difícil.

O ministro da Educação, Camilo Santana, também manifestou seu pesar:

Em Recife, participando da Reunião Anual da SBPC, recebi com muita tristeza a notícia da tragédia que tirou a vida de estudantes na BR-153, em Porangatu, no norte de Goiás. Estamos em contato com a Universidade Federal do Pará e a Universidade Federal de Goiás, onde acontece o Congresso da União Nacional dos Estudantes, e oferecemos todo o apoio que estiver a nosso alcance para enfrentar esse momento de dor. Aos amigos e familiares das vítimas, e a toda comunidade universitária, meus mais sinceros sentimentos. Que Deus conforte o coração de todos.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 16/07/2025