Uma onda de calor começou a se instalar no Rio Grande do Sul nesta segunda (3) e causará um longo período de alta temperatura no país. Segundo o MetSul Meteorologia, o fenômeno está associado a uma bolha de calor no norte da Argentina e potencializará temporais isolados.
A escalada de temperatura teve início neste domingo (2) com o ingresso de ar mais quente no Rio Grande do Sul. No oeste do estado, especialmente na fronteira com a Argentina, as máximas chegaram a marcas de 36ºC e 38ºC.
A temperatura deve se elevar a partir desta segunda, atingindo entre 37ºC e 39ºC no Centro, Oeste e Noroeste gaúcho, enquanto a região metropolitana deve ter taxas máximas de 34ºC a 36ºC na maior parte das cidades.
As temperaturas excessivamente altas devem afetar outros estados, mas o calor prejudicará principalmente o Rio Grande do Sul. A previsão é que as máximas nesta semana atinjam até 43ºC. O Oeste, o Sul e o Nordeste catarinense devem ser os mais aquecidos pelo fenômeno.
No Paraná, há previsão de uma onda de calor para cidades do Oeste e do Noroeste do estado, com marcas acima de 35ºC. No Mato Grosso do Sul, as máximas devem ser mais altar na fronteira com o Paraguai e a previsão é de valores próximos e acima de 40ºC.
O calor excessivo deve favorecer a ocorrência de temporais fortes e severos em alguns locais, causando destelhamentos, queda de postes, árvores e cortes de energia elétrica. Pancadas isoladas de chuva já começaram no norte do Rio Grande do Sul e o Paraná entre ontem e hoje, mas a expectativa é que a precipitação se espalhe entre quinta e sexta.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line