Os termômetros de várias cidades do país devem atingir picos de calor nos próximos dias. Uma nova onda de calor chega ao Brasil para aumentar ainda mais as temperaturas – que já estão altas – em várias regiões. A novo alerta de calor intenso começa nesta quarta-feira 12 e deve seguir até o dia 21 de fevereiro.
Ao menos nove estados devem ser atingidos pelo calor intenso. São eles:
- São Paulo;
- Rio de Janeiro;
- Minas Gerais;
- Espírito Santo;
- Goiás (leste);
- Bahia (oeste);
- Piauí (sul);
- Mato Grosso do Sul; e
- Paraná.
Em São Paulo, as temperaturas máximas devem ficar entre 34ºC e 35ºC até a próxima quinta-feira 13. No Rio, ainda mais calor: máximas entre 38ºC e 39ºC. Já na capital mineira, o pico deve ser de 35ºC, enquanto Vitória deve alcançar 37ºC. A expectativa é que as cidades, assim como outras no país, alcancem o recorde de calor no ano.
Já no Rio Grande do Sul, em que cidades como Quaraí, Uruguaiana e Campo Bom atingiram temperaturas entre 41ºC e 43ºC nos últimos dias, a expectativa é pela chegada de temporais. Segundo a Defesa Civil, cidades na Serra Gaúcha podem acumular até 90 milímetros de chuva em 24h. As fortes chuvas tendem a amenizar a temperatura na região.
O que são as ondas de calor
Uma onda de calor acontece quando a temperatura de um lugar fica 5ºC acima da média histórica por, pelo menos, cinco dias consecutivos.
O fenômeno pode ser causado por diferentes fatores. No caso desta nova onda que atinge diversas regiões do Brasil, a causa citada é um bloqueio atmosférico que vai se formar sobre a região central do país.