Omissão deixa procurador que pagou outdoor da Lava Jato sem punição; entenda

Outdoor instalado em Curitiba (PR) em março de 2019 foi pago pelo procurador Diogo Castor de Mattos. Foto: Reprodução

O processo contra o procurador Diogo Castor de Mattos e contestava sua permanência no cargo foi encerrado nesta quinta (6) pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). A ação foi motivada pela instalação de um outdoor que exaltava a Lava Jato no Paraná em 2019.

A ação foi encerrada com trânsito em julgado e baixa definitiva, sem possibilidade de recurso. O TRF-4 já havia decidido manter Castor de Mattos no cargo e o procurador regional da República Elton Venturi, designado para atuar no caso pela Procuradoria-Geral da República (PGR), optou por não recorrer.

O outdoor foi instalado em 2019, custou R$ 4,1 mil e trazia a imagem de nove procuradores com a mensagem: “Bem-vindo à República de Curitiba, terra da Operação Lava Jato, a investigação que mudou o país. Aqui a lei se cumpre. 17 de março, cinco anos de Operação Lava Jato. O Brasil Agradece”.

O procurador Diogo Castor de Mattos. Foto: Ascom/PR

Segundo a Folha de S.Paulo, Venturi está de férias e a PGR afirmou que “a atuação neste caso se deu por designação, conforme os limites estabelecidos na portaria que formalizou o procedimento”, e que não houve orientação para recorrer ou não da decisão do TRF-4.

Antes do encerramento do prazo para o recurso, o coletivo Advogadas e Advogados pela Democracia apontou suspeição de Venturi, alegando que ele já teria demonstrado apoio à Lava Jato no passado, e pediu a troca do nome designado para o caso. A PGR rejeitou a solicitação.

Em 2021, o CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) decidiu aplicar a pena de demissão a Castor de Mattos alegando que o procurador cometeu ato de improbidade administrativa ao financiar a instalação do outdoor. A punição não foi aplicada imediatamente e o caso virou uma ação civil pública.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Artigo Anterior

Casa Civil nega estudo sobre reajuste no Bolsa Família após declaração de Wellington Dias

Próximo Artigo

Plano para reabilitar Bolsonaro às urnas pode ser voo de galinha ainda que o Congresso enfraqueça Ficha Limpa

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!