O Brasil sofreu sua primeira derrota em uma Olimpíada após 28 anos, perdendo para a Itália no vôlei masculino em Paris-2024. A equipe brasileira volta à quadra na quarta-feira (31) contra a Polônia, líder do ranking mundial.
A seleção brasileira vinha de seis estreias seguidas com vitórias, enfrentando equipes como Austrália, Tunísia, Egito e México. A última derrota na estreia havia sido contra a Argentina em Atlanta-1996. Apesar do revés, vencer um set pode ser relevante no novo formato do torneio.
A primeira fase do torneio conta com três grupos de quatro equipes cada, diferente dos dois grupos de seis em Tóquio-2020. Classificam-se para as quartas de final os dois primeiros de cada grupo e os dois melhores terceiros lugares. Portanto, cada set conquistado é crucial para a classificação.
O Brasil está no grupo B, que inclui os três últimos campeões mundiais: Brasil, Itália e Polônia. A Polônia tem uma ligeira vantagem nos confrontos recentes, vencendo sete dos últimos dez jogos contra o Brasil, incluindo as finais dos Mundiais de 2014 e 2018 e a fase final da Liga das Nações deste ano.
Encontros acirrados
Os encontros recentes entre Brasil e Itália têm sido acirrados, com os últimos dois jogos indo para o tie-break. O Brasil venceu o Pré-olímpico em 2023, enquanto a Itália levou a melhor na Liga das Nações deste ano. Em Olimpíadas, o Brasil venceu finais em Atenas-2004 e Rio-2016 e semifinais em Pequim-2008 e Londres-2012.
Como foi a partida
No primeiro set, o Brasil liderou a maior parte do tempo, mas dois bloqueios no final deram a vitória à Itália por 25 a 23. No segundo set, a rivalidade ficou evidente com gestos para o árbitro e discussões sobre decisões. A Itália venceu novamente por 27 a 25, após erros cruciais do Brasil.
O Brasil dominou o terceiro set, vencendo por 25 a 18, mas cometeu muitos erros no quarto set, não conseguindo forçar um tie-break. A Itália fechou a partida com um 25/21, garantindo a vitória na estreia.
Os jogos de vôlei em Paris-2024 ocorrem em uma arena provisória para 10.200 pessoas. A seleção brasileira começou com Bruninho, Darlan, Lucarelli, Leal, Lucão, Flávio e Thales, enquanto a Itália iniciou com Giannelli, Romanò, Michieletto, Lavia, Russo, Galassi e Balaso.