O valor do Yuan no comércio global alcança marcas históricas

A participação do yuan chinês nos pagamentos globais alcançou níveis recordes no mês de julho, o que é considerado um marco para o governo da China diante de seus esforços para aumentar sua influência no sistema monetário internacional.

Embora a divisa tenha mantido seu quarto lugar no ranking de moedas de pagamento no mês passado, sua participação nas transações subiu de 4,61% em junho para 4,74%, segundo dados da Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication (Swift).

Este foi o nono mês consecutivo em que a moeda chinesa ficou acima de 4% de participação no mercado internacional.

Ao mesmo tempo, o valor dos pagamentos liquidados em yuan aumentou 13,4% em comparação com junho, superando o crescimento de 10,3% registrado em todas as moedas.

Segundo a SWIFT, o dólar americano foi responsável por 47,8% dos pagamentos globais, seguido pelo euro com 22,5% e a libra esterlina com 7%.

O yuan também garantiu a posição nº 2 no mercado de financiamento comercial com uma participação de 6%, maior do que os 5,8% do euro. O dólar americano respondeu por 83,2%.

O uso do yuan tem aumentado desde que a Rússia foi expulsa do sistema do dólar após a invasão à Ucrânia em fevereiro de 2022. A grande maioria do comércio de US$ 240 bilhões da China e da Rússia no ano passado foi liquidada em yuan ou rublos.

Leia Também

Artigo Anterior

Desembargador determina liberação de fazenda de soja em área protegida no Piauí

Próximo Artigo

Luciana Santos destaca obstáculos e conquistas à frente do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!