A vitória de Sheinbaum e os desafios do desenvolvimento no México

por Gabriel Horacio de Jesus Soprijo, Leonardo Ferreira de Souza, Michele Ferreira de Oliveira e Vitor Cristian Maciel Gomes

As últimas eleições no México deram a vitória à Cláudia Sheinbaum, cuja trajetória acadêmica e política esteve sempre bastante alinhada às pautas ambientalistas. A sucessora de López Obrador encontrará desafios à perpetuação da “quarta revolução” impulsionada pelo seu antecessor, com destaque para a resistência zapatista em relação aos mega empreendimentos que atravessam territórios indígenas.

Introdução

As eleições presidenciais que ocorreram no México, em junho de 2024, chamaram a atenção do mundo pela possibilidade de o país eleger, pela primeira vez em sua história, uma mulher como presidenta. De fato, a vitória foi da ex-prefeita da capital, Claudia Sheinbaum, que assumirá o cargo no dia 1° de outubro, tendo pela frente um mandato de 6 anos repleto de desafios.

Líder estudantil na década de 1980 e secretária municipal do meio ambiente durante a gestão de López Obrador como prefeito da capital, entre 2000 e 2005, Sheinbaum incluiu, nos debates eleitorais, propostas progressistas que incluíam a melhora dos sistemas públicos de saúde e educação, assim como o combate à desigualdade estrutural, marcada por um cenário de violência, corrupção e altos índices de feminicídio.

A nova presidenta prometeu realizar uma gestão com características próprias, mas dando continuidade à “quarta transformação” impulsionada por López Obrador. O ex-presidente, que atingiu marcas históricas ao terminar o mandato com cerca de 60% de aprovação, explica que o México teve três mudanças importantes no passado: a Independência (1821), Reforma Liberal (1861) e a Revolução Mexicana (1920).

Claudia Sheinbaum e a pauta ambiental

Graduada em Física e pós-graduada em Engenharia Ambiental, Sheinbaum tem um histórico de afinidade com a pauta socioambiental. Formou parte do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC), sendo uma das pioneiras no México em estudos sobre mudanças climáticas.

Posições contrárias

Através do Congresso Nacional Indígena (CNI) ocorrido em maio, o Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN) – que em 2024 completa 40 anos e que começou a praticar o autogoverno nos territórios sob seu controle a partir de 2001 – emitiram uma nota em oposição à candidata à presidência, afirmando que a “quarta revolução” é, na realidade, uma “transformação de quarta categoria”: um movimento neoliberal e contrário às demandas dos povos indígenas.

A criação de um Sistema Nacional de Inteligência com apoio da Marinha e do Exército, proposta de Sheinbaum, foi amplamente criticada como forma de perseguição a grupos indígenas.

Referências

Acesso em: 10 jul. 2024.

BALAKRISHNAN, R; FREDERIK, T. Como o boom das commodities ajudou a reduzir a pobreza e a desigualdade na América Latina. IMF, 21 jun. 2018 .Disponível em: https://www.imf.org/pt/Blogs/Articles/2018/06/21/blog-how-the-commodity-boom-helped-tackle-poverty-and-inequality-in-latin-america.

BBC News. México pode ter mulher na presidência pela primeira vez. 7 set. 2023. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/ckrlme32lmjo.

CNI, ¿Qué es el CNI?. fev de 2017. Disponível em: http://www.congresonacionalindigena.org/que-es-el-cni-movil/.

EILA. México: a outra candidata, 29 mai. 2017. Disponível em: https://iela.ufsc.br/mexico-a-outra-candidata/.

EXPANSIÓN POLÍTICA. 10 jun. 2024. Atender agua y contaminación, las propuestas de Sheinbaum en medioambiente. Disponível em: https://politica.expansion.mx/elecciones/2024/06/10/propuestas-claudia-sheinbaum-medio-ambiente.

JACOBIN. Entre música e guerra, os zapatistas celebram 30 anos de insurreição. Disponível em: https://jacobin.com.br/2024/01/entre-musica-e-guerra-os-zapatistas-celebram-30-anos-de-insurreicao/.

O GLOBO. Quem é Claudia Sheinbaum, a física que deixou a ciência para governar o México. 3 jun. 2024. Disponível em: https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2024/06/03/quem-e-claudia-sheinbaun-a-fisica-que-deixou-a-ciencia-para-governar-o-mexico.ghtml.

PARDO, D. Independente ou ‘fantoche’? O desafio da futura presidente do México de se diferenciar de AMLO. BBC NEWS. 2024. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cd11ze0r5d1o.

TELESUR, Eleições no México: saiba como foi primeiro debate dos candidatos à presidência, Dialogos do Sul [UOL], 2024. Disponível em: https://dialogosdosul.operamundi.uol.com.br/eleicoes-no-mexico-saiba-como-foi-primeiro-debate-dos-candidatos-a-presidencia/?gad_source=1&gclid=Cj0KCQjwv7O0BhDwARIsAC0sjWNYvXC1TusADL4nRZbYkC4nDamAfEth0P9Ivg5DImbjOVRqm_aFmG4aAjUxEALw_wcB.

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 26/08/2024