O Supremo Tribunal Federal concede autorização para o aborto de uma jovem vítima de violência sexual que teve sua solicitação inicialmente negada pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás

A presidente do Superior Tribunal de Justiça, Maria Thereza de Assis Moura, autorizou a realização de aborto legal em uma adolescente de 13 anos, vítima de estupro, e que teve o direito ao procedimento negado pelo Tribunal de Justiça de Goiás. As informações são da colunista Monica Bergamo, da Folha de S. Paulo.

A decisão do TJ, agora derrotada, atendia a um pedido da pai da adolescente, contrário à interrupção da gravidez. A menina ficou grávida após ser estuprada por um homem de 24 anos.

“A situação que se apresenta impõe a imediata intervenção desta corte para fazer cessar o constrangimento ilegal a que se encontra submetida a paciente”, anotou a magistrada na decisão, proferida na quarta-feira 24, e que atende a uma solicitação feita pela Defensoria Pública de Goiás, que tem atuado em defesa da menina.

A ministra acrescentou, ainda, ver “presunção absoluta de violência”, uma vez que houve estupro de vulnerável, e ponderou que, embora o pai se oponha à intervenção, há consentimento da própria gestante e também de sua mãe para que seja feito o aborto.

A presidente do STJ ainda considerou um caso idêntico, ocorrido em 2023, que encontrou resistência do genitor para interromper a gravidez, mas teve autorização concedida pelo ministro Rogerio Schietti Cruz. Também argumentou, com base em orientação da Organização Mundial da Saúde, que o método de assistolia fetal é o recomendado em casos de gestações tardias.

“Convém salientar, ainda, que a resolução do Conselho Federal de Medicina que proibia o procedimento de assistolia fetal está suspensa por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes”, concluiu a presidente da corte.

Artigo Anterior

Senadoras cruciais na avaliação do projeto que iguala aborto ao assassinato

Próximo Artigo

WhatsApp se torna ferramenta essencial para estratégias de marketing

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!