O som da Roça Nova

por Aquiles Rique Reis

Hoje falaremos de Corta Quebranto, álbum independente da banda mineira Roça Nova, integrada por Bernardo Leitão (percussão), Hector Eiterer (baixo), João Manga (bateria), Marco Maia (guitarra), Pedro Tasca (voz e violão), Tiago Croce (viola caipira e rabeca) e Thalles Oliveira (percussão). Suas 12 faixas apresentam composições e arranjos desenvolvidos em conjunto pelos músicos da banda. Para tocá-las, empunham viola caipira, rabeca e berrante de chifre, misturados a batera, guitarra e baixo. Os gêneros criados incluem congado, folia de reis, baião, salsa, ijexá, coco e funk. E para coroar, contam com as participações especiais da Banda de Pau e Cordae de André Prando.

O primeiro impacto vem com “Quebra-Coco” (João Manga), um maracatu arretado conduzido pela caixa e amparado por viola caipira e baixo. Logo a batera de João Manga se encarrega de pesar a mão e nos fazer lembrar da Nação Zumbi e Chico Science. Cantada pelo autor, rola uma letra enérgica.

“Montaña” (Pedro Tasca) também é destaque pela intenção determinada de, após passar por uma concepção nordestina, entregar-se a uma canção salseada em louvor à urgente unidade da América Latina. Com letra revolucionária em espanhol e em português, envolta por harmonia e melodia plenas de grooves e agitadas pelas guitarras, os versos cantados por João Manga açulam pela aguda reflexão: “Palabra viva (montaña)/ Te quiero como eres/ Hermosa herída (montaña)/ Un río que fluye/ Aunque mis ojos rojos/ Ay que te conquisto/ Lo que olvidamos por el oro/ Lo que te haría rico/ Hay que limpiar tu alma/ El cruce de la mata/ Lo que olvidamos por tu plata/ Ay, que nos haría pacha/ Hasta que nuestras canciones/ Y nuestras revoluciones/ Se unan como sus aguas/ Un río que fluye (…)/ Quatro palavras em volta do fogo/ Nossa bandeira, montanha vermelha/ Como o aviso de um mar revoltoso/ Liberdade antes que tarde/ Aunque mis ojos rojos/ Palabra viva, hermosa herída, te quiero como eres/ (un río que fluye, un río que fluye)/ (un río que fluye, un río que fluye)/ Toda la gente latinoamericana canta por vos, ay montaña, la misma palabra”.

O GGN vai produzir um novo documentário sobre os crimes impunes da Operação Lava Jato. Clique aqui e saiba como apoiar o projeto!

Corta Quebranto é um trabalho que mostra a Roça Nova fortalecendo a sua identidade musical a partir de boas ideias composicionais e concepções de arranjos. Por sua formação instrumental, nota-se o anseio pela criatividade, que costuma maturar a boa música. O que fazem de forma desabrida, sem as preocupações mercadológicas ou as concessões musicais que costumam arruinar as boas intenções, dilapidando-as sem dó.

Ficha técnica: João Manga: bateria; Hector Eiterer: baixo; Bernardo Leitão: percussão; Thalles Oliveira: percussão; Marco Maia: guitarra; Tiago Croce: guitarra; Advar Medeiros: saxofone; Rafael Souza: trompete e flugelhorn; Rick Guilhem: percussão; Henrique Villela: produção musical, mixagem e masterização.

Aquiles Rique Reis

Nossos protetores nunca desistem de nós.

Ouça o álbum:

Leia também:

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 05/02/2025