O que se sabe sobre o tremor de terra em Araxá, cidade do interior de Minas Gerais

A prefeitura e a Defesa Civil de Araxá, cidade do interior de Minas Gerais, confirmaram a ocorrência de um tremor de terra de magnitude 4.4 na noite desta sexta-feira 12, por volta das 22h. O abalo sísmico não causou danos materiais nem deixou feridos.

Em nota divulgada pela administração local, há um alerta para a possibilidade de novos tremores de terra na região nas próximas horas. “O município segue em monitoramento permanente, em conjunto com órgãos técnicos”, diz o comunicado.

Se os novos tremores forem registrados, “a orientação é para que a população mantenha a calma” e “siga apenas as recomendações dos órgãos oficiais”.

A lista de recomendações pede que as pessoas se “afastem de janelas, vidros, espelhos, prateleiras e objetos que possam cair”, além de orientar que os cidadãos protejam “a cabeça e o pescoço e procurem abrigo sob uma mesa resistente ou junto a uma parede interna, em local seguro”.

A prefeitura também pede que quem estiver na rua fique em um local aberto, longe de estruturas que possam cair durante o tremor. A orientação também vale para quem estiver em veículos: “reduza a velocidade com segurança e pare em local aberto, longe de pontes, viadutos e construções”.

As mineradoras que atuam na cidade e na região que registrou o tremor foram acionadas pela Defesa Civil para que passem a monitorar barragens e outras estruturas. A medida é preventiva, diz a prefeitura da cidade. “Até o momento, não foi identificada nenhuma anormalidade”, diz o trecho do comunicado sobre as mineradoras.

Conteúdos falsos

Após o tremor, uma série de conteúdos produzidos com inteligência artificial passaram a circular sobre o caso. As imagens e áudios geraram, de acordo com a prefeitura, “pânico e desinformação”. Diante do cenário, “o município reforça que todas as informações oficiais são divulgadas exclusivamente pelos canais institucionais da prefeitura e da Defesa Civil”.

Araxá

A cidade de Araxá está localizada na região conhecida como Alto do Paranaíba e fica distante cerca de 360 quilômetros da capital mineira, Belo Horizonte. O município tem uma área de 1,1 milhão de km² onde vivem 111 mil pessoas. A cidade tem como atividades de destaque a mineração e o turismo de águas termais.

Artigo Anterior

AI-5, ditadura e golpismo: as conexões entre 1968 e 2023

Próximo Artigo

Rússia ataca a Ucrânia com mísseis hipersônicos

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!