O presidente Lula (PT) não descartou a possibilidade de nomear o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para algum ministério em 2025. Disse, no entanto, que a “tarefa” do chefe do Congresso Nacional não é essa.
Em entrevista à Rádio Itatiaia, de Belo Horizonte (MG), nesta quinta-feira 27, o petista também afirmou não pensar em uma reforma ministerial e se disse satisfeito com sua Esplanada. Pacheco deixará a presidência do Senado em fevereiro do ano que vem.
“Tenho um ministério muito bom e muito competente. Obviamente, vamos supor: se o PSD disser que gostaria de mudar seus ministros e gostaria de ver se o Pacheco vai, vamos conversar. Mas acho, de coração, que a tarefa do Pacheco não é essa”, declarou.
Lula se referiu ao senador como “a maior autoridade pública de Minas Gerais” e sinalizou a possibilidade de apoiá-lo em uma eventual candidatura ao governo estadual em 2026.
“Tenho muito apreço pelo Pacheco, pelo Alexandre Silveira, pelos meus companheiros. Tenho certeza de que vamos construir uma candidatura em Minas Gerais que terá o apoio de quase todos os partidos democráticos e progressistas”, prosseguiu. “Queremos derrotar os fascistas e a extrema-direita.”