O mundo entra hoje em estado de alerta. A posse de Donald Trump (foto/reprodução internet) hoje, como 45º presidente dos Estados Unidos abre a perspectiva de grandes mudanças internas e nas relações internacionais. O republicano fez uma campanha anunciando uma política de combate aos milhões de imigrantes legais e ilegais do país, em suposta defesa dos interesses do povo americano e já amanhã deverá anunciar o primeiro pacote de deportação de ilegais.
Uma ação que poderá gerar sérios problemas para vários setores da economia que são empregadores de mão de obra de imigrantes pela ausência de mão de obra local. Há apreensão interna e externa para esta política, assim como há uma enorme preocupação com outras medidas que deverão ser anunciadas por Trump, medidas que poderão afetar as relações internacionais.
Empresário, com um passado de ator, Trump faz questão de se apresentar como alguém capaz de tomar qualquer medida, mesmo as mais polêmicas. A sua foto oficial como presidente mostra um político sério, “sinistro” para alguns analistas americanos, que assume para implantar reformas que a afetarão o mundo. O Brasil fica na espreita e sabendo que receberá de volta muitos de seus cidadãos.