Gene Hackman e Betsy Arakawa: o casal foi encontrado morto em sua casa, em Santa Fé, nos Estados Unidos, na semana passada. Foto: Reprodução

A morte de Betsy Arakawa, esposa do ator americano Gene Hackman, foi causada por um vírus raro transmitido pelas fezes de ratos contaminados, conforme informaram as autoridades responsáveis pela investigação. O casal foi encontrado sem vida em sua casa em Santa Fé, nos Estados Unidos, na última quarta-feira (6).

A médica legista Heather Jarrell anunciou nesta sexta-feira (7) que Betsy morreu cerca de uma semana antes do marido, devido a complicações da virose.

Segundo a autópsia, Hackman, de 95 anos, que já sofria com problemas cardiovasculares graves e um quadro avançado de Alzheimer, faleceu em 18 de fevereiro em decorrência dessas condições de saúde.

Já Betsy, que testou positivo para hantavírus, morreu em 11 de fevereiro após desenvolver uma síndrome pulmonar grave, consequência da infecção transmitida por roedores.

O jornal britânico The Mirror noticiou que “imagens assustadoras” registradas pelas câmeras corporais dos agentes policiais que atenderam a ocorrência devem ser divulgadas em breve pelas autoridades responsáveis pela investigação do caso.

Hantavirose: o que se sabe e os sintomas da doença que provocou a morte de um menino de 11 anos em SC
Hantavírus: virose rara transmitida pelas fezes de ratos contaminados. Foto: Reprodução

O que se sabe sobre o hantavírus?

Transmissão: O hantavírus é transportado nas fezes, urina e saliva de roedores. Quando esses resíduos secam e se misturam à poeira, podem ser inalados por humanos, principalmente em locais fechados. Também há risco de contágio ao tocar superfícies contaminadas, ingerir alimentos expostos ao vírus ou ser mordido por um animal infectado.

Sintomas: Os primeiros sinais da infecção incluem febre, dor de cabeça, dor muscular, falta de ar e tosse. Casos graves podem evoluir para insuficiência respiratória extrema e até morte.

Diagnóstico: Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), o hantavírus é difícil de ser detectado nos primeiros três dias de infecção. Testes repetidos geralmente são necessários após 72 horas do início dos sintomas.

Prevenção: O CDC recomenda evitar o contato com roedores para reduzir o risco de exposição ao vírus. Manter a casa livre de infestações, usar armadilhas e vedar possíveis pontos de entrada são medidas essenciais para a prevenção.

De acordo com Heather Jarrell, uma pessoa infectada pode começar a sentir falta de ar entre três e seis dias após a exposição ao vírus. Nos estágios finais, o paciente pode apresentar acúmulo de líquido nos pulmões, o que geralmente leva a uma rápida piora do quadro clínico.

Embora as autoridades tenham considerado o risco de exposição ao hantavírus na residência do casal como baixo, a investigação apontou sinais da presença de roedores no imóvel. Segundo a especialista, a doença não é transmitida de pessoa para pessoa, apenas de animais para humanos.

Nos últimos 50 anos, o estado do Novo México, onde Hackman e Betsy moravam, registrou 136 infecções confirmadas pelo hantavírus. Desses casos, 42% foram fatais, reforçando a gravidade da doença.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️ Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣 Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 08/03/2025