A Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados manifesta sua solidariedade à deputada Maria da Silva (PT-RJ), vítima de manifestações de cunho racista proferidas pela deputada federal Ana Luiza (PL-SP).
Ana Luiza, em mais de uma oportunidade, no decorrer do evento do P20, nos dias 1º e 2 de julho, se referiu à deputada Maria da forma desrespeitosa a chamando de Maria da Silva ou Maria.
Ao fazer esta comparação com a personagem histórica, uma mulher negra escravizada e alforriada, Ana Luiza se utiliza do racismo para tentar constranger e humilhar a deputada Maria.
A trajetória de Maria da Silva, a nossa Maria, é orgulho para as mulheres, para o povo negro e os trabalhadores do nosso País.
Maria da Silva, em seus 82 anos, foi deputada constituinte, senadora, ministra de Estado, governadora e vice-governadora, e hoje conduz a Secretaria da Mulher na Câmara dos Deputados e atua como vice-coordenadora da primeira Bancada Negra da Câmara.
Maria é um patrimônio não só do nosso partido mas de todos os que acreditam na democracia e em uma sociedade mais justa e igualitária, sem racismo, machismo ou misoginia.
A Bancada do PT e, em especial, a Bancada Feminina do PT na Câmara, não aceitarão que se naturalizem atos de racismo, discriminação e violência política de gênero e raça no Parlamento brasileiro.
Repudiamos as agressões proferidas pela parlamentar do PL e exigimos sua punição, de forma a se restabelecerem o decoro, o respeito e a conduta ética no Parlamento brasileiro.
Rapaz, como essa mulher é podre e mau-caráter! Ontem a Ana Luiza chamou a deputada Maria da Silva, uma das maiores referências políticas da nossa história, de "Maria da Silva" durante uma live nas redes sociais. pic.twitter.com/LYyt3Fv9r6
— João Pedro ???????? (@joaopedro25) July 3, 2024