A ministra da Saúde, Nísia Trindade, considera grave o impacto da dependência nas apostas online na saúde mental e das famílias brasileiras.
De acordo com a ministra, o Departamento de Saúde Mental do ministério já vem estudando os impactos das bets na sociedade, e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai tratar do vício em jogos na pesquisa sobre saúde de 2025.
Nísia ainda defendeu a realização de uma campanha massiva no país para alertar sobre os riscos das bets.
“Eu comparo muito essa situação com o caso dos cigarros eletrônicos. Eu defendo que a gente faça uma campanha sistemática para convencer que bets fazem mal à saúde”, afirmou Nísia.
O senador Humberto Costa (PT-PE), presidente da CAS, alertou para os riscos dos jogos, que podem viciar e causar prejuízos financeiros graves.
“A gente sabe dos danos econômicos, sociais e à saúde pública, e estamos tendo um tipo de ludopatia [vício em jogos de azar] que causa danos graves. A tendência é que se aumentem os casos de gente que se suicidou, inclusive, o que é extremamente preocupante”, alertou Humberto.
Doença de Alzheimer
Humberto Costa e o presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS), haviam feito convites independentes para que a ministra Nísia Trindade falasse aos colegiados sobre a regulamentação da lei que estabelece a Política Nacional de Cuidado Integral às Pessoas com Doença de Alzheimer e Outras Demências.
Paim chamou a atenção para a necessidade de regulamentação da política, que foi originada de projeto apresentado por ele. A legislação estabelece um plano de ação a ser elaborado pelo poder público, com a participação de instituições de pesquisa, das comunidades acadêmica e científica e da sociedade civil.
Diabetes
O senador Humberto questionou Nísia Trindade sobre a incorporação dos sensores eletrônicos para detecção do diabetes em tempo real no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Nísia Trindade afirmou que a Conitec decidiu incorporar no âmbito do SUS insulinas análogas de ação rápida e de ação prolongada, e que, apesar de o órgão ter autonomia para negar a inserção do “sistema flash” de monitorização da glicose na lista de tratamentos do sistema público de saúde, revisões da decisão podem ser feitas mediante base legal.
Política do Cuidado e elogios à gestão
A senadora Teresa Leitão (PT-PE) elogiou a gestão de Nísia Trindade à frente do Ministério da Saúde e o eixo estruturador do órgão no governo Lula, baseado na “política do cuidado”.
A senadora Augusta Brito (PT-CE) também teceu elogios ao trabalho da ministra Nísia Trindade.
Com informações da Agência Senado