O atleta David Pina se tornou o primeiro medalhista olímpico do Cabo Verde ao garantir a medalha de bronze na categoria de 51kg no boxe masculino. No entanto, o competidor enfrentou diversos problemas financeiros em sua jornada antes de chegar ao pódio em Paris. Ele precisou pausar sua preparação para as Olimpíadas por dois meses para trabalhar como pedreiro em Portugal.
Bruno Carvalho, treinador do pugilista, contou à agência Lusa sobre os desafios enfrentados por Pina. “Foi trabalhar dois meses nas obras para ter dinheiro para casa, para a família, para poder comer”, relembrou. “Ele tem uma bolsa de solidariedade olímpica de 750 dólares por mês, o que é muito pouco. Também tem família, uma mulher e dois filhos. Houve uma altura em que disse que tinha de parar para ir trabalhar”, completou.
Carvalho ressaltou o talento e a dedicação de Pina, que nunca perdeu o foco mesmo enquanto trabalhava como pedreiro. Pina sempre teve como missão conseguir uma medalha, e apesar das dificuldades técnicas e estratégicas, o esforço de três anos foi recompensado.
David Pina conquista a primeira medalha da história de Cabo Verde!
O boxeador fica com o #bronze após perder a semifinal na categoria até 51 kg para Hasanboy Dusmatov.#JogosOlímpicos #Paris2024 #boxing pic.twitter.com/MKWo8XuiWc
— Jogos Olímpicos (@JogosOlimpicos) August 4, 2024
Após vencer Patrick Chinyemba, da Zâmbia, nas quartas de final, Pina destacou a importância de seu treinador, Bruno Carvalho, na sua preparação: “Sempre disse que vinha para aqui com a missão de conseguir uma medalha. Faltava-lhe técnica, especialização na parte estratégica, ter ferramentas para lidar com outros estilos de adversários. Isto culminou de três anos de muito trabalho, mas seria impossível sem o talento dele”.
Na semifinal, Pina enfrentou Hasanboy Dumatov, do Uzbequistão, atual campeão mundial e medalha de ouro na Rio-2016.
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link