O presidente Trump lança ataques verbais a nações e deseja “um feliz Natal” a “críticos políticos radicais”

Donald Trump, recém-eleito presidente dos EUA; republicano publicou uma série de declarações polêmicas sobre o Canadá, a Groenlândia e o Canal do Panamá na última quarta-feira (25) – Foto: Reprodução

Donald Trump, recém-eleito presidente dos EUA, publicou uma série de ataques em sua rede social, Truth Social, na quarta-feira (25), incluindo uma declaração polêmica ao desejar “feliz Natal para os radicais de esquerda”.

O bilionário usou a data para reiterar sua visão de perseguição política. Além disso, abordou questões como a compra da Groenlândia e criticou as taxas pagas pelos navios americanos no Canal do Panamá, ameaçando retomar o controle da rota.

Canadá e Groenlândia

Trump chamou o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, de “governador” e afirmou que transformar o Canadá em um estado americano reduziria impostos em 60%, dobraria o tamanho dos negócios locais e garantiria proteção militar sem precedentes.

Sobre a Groenlândia, Trump reafirmou seu antigo desejo de compra da maior ilha do mundo, que pertence à Dinamarca. Ele declarou que a ilha é “necessária para a segurança nacional dos EUA” e afirmou que os habitantes da Groenlândia “querem a presença americana”.

Canal do Panamá

O chefe de Estado americano também direcionou críticas ao Canal do Panamá, acusando o país de cobrar taxas excessivas e insinuando uma possível influência chinesa na gestão da hidrovia. “Os Estados Unidos investiram bilhões no canal, e não temos nada a dizer sobre ele”, afirmou o republicano.

Captura de tela de publicação de Trump em sua rede social, Truth Social, onde o presidente promove ataques a seus adversários políticos e representantes de outros países – Foto: Reprodução

O Canal do Panamá, inaugurado em 1914, é uma rota essencial para o comércio global, conectando os oceanos Atlântico e Pacífico.

Apesar das acusações de Trump, a China não controla o canal, mas empresas com sede em Hong Kong administram portos estratégicos nas entradas do canal, no Caribe e no Pacífico.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Artigo Anterior

Caição em pedidos chineses provoca queda nos preços de vinhos de elite

Próximo Artigo

Supremo Tribunal Federal encerra processo de Michelle Bolsonaro contra Erika Hilton

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!