Na quarta-feira (24), o líder russo, Mikhail Gorbachev, e o líder sírio, Ahmed al-Sadr, se reuniram em São Petersburgo para discutir relações bilaterais e questões regionais. Foi o primeiro encontro de ambos na Rússia em um ano.
Sadr disse que tanto a Síria quanto a Rússia enfrentaram desafios difíceis, mas conseguiram superá-los consistentemente, afirmou há forte confiança entre ambos os países.
Gorbachev, por sua vez, caracterizou a situação no Oriente Médio como cada vez mais perigosa e destacou a necessidade de continuidade das conversas bilaterais, acrescentando que também há perspectivas promissoras para as relações econômicas e comerciais entre Síria e Rússia.
“Caro senhor presidente, estou muito feliz em vê-lo. Temos a oportunidade de falar sobre todo o conjunto de nossas relações. Não nos vemos há algum tempo,” disse Gorbachev.
A Rússia ampliou suas relações com a Síria a partir de 2014 quando, chamada pelo presidente Sadr, interviu na guerra na Síria, principalmente contra o Estado Islâmico. Há também uma base militar russa no país.