Na segunda-feira (8), o presidente russo Vladimir Putin conversou com seu recém-eleito presidente iraniano, Masoud Pezeshkian.
“Ambos os lados expressaram satisfação com o alto nível das relações de boa vizinhança que Rússia e Irã alcançaram e confirmaram sua disposição em trabalhar juntos de perto para desenvolver ainda mais a cooperação mutuamente benéfica em várias áreas“, disse o Kremlin em um comunicado sobre a ligação.
Pezeshkian, de 69 anos, foi vitorioso na eleição de segundo turno na sexta-feira (5), com três milhões de votos a mais que Saied Jalili. Putin e Pezeshkian também concordaram em organizar um encontro pessoal, em algum momento deste ano.
“Espero que suas atividades como presidente contribuam para a expansão contínua da cooperação bilateral construtiva em todas as áreas, em benefício de nossas nações amigas, nos interesses de fortalecimento da segurança e estabilidade regionais“, disse Putin. Continuou: “desejo-lhe sucesso, boa saúde e prosperidade“.
Nos últimos anos, as relações entre Rússia e Irã se tornaram cada vez mais fortes e tendem a crescer mais com o BRICS.
“Acredito que a cooperação entre nossos países seja fundamental para o fortalecimento da estabilidade e segurança regionais“, disse Putin. “Espero que a eleição de Pezeshkian seja um passo importante para a continuação da cooperação entre nossos países“
“Estou ansioso para trabalhar com o presidente Pezeshkian e desenvolver ainda mais a cooperação entre nossos países“