Pelo menos três aeronaves foram enviadas ao interior de São Paulo para fornecer apoio ao combate às queimadas e monitoramento das regiões afetadas.
Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, até o momento foram mobilizadas uma aeronave KC-390, da Força Aérea Brasileira, e três de asa rotativa do Comando de Aviação do Exército Brasileiro, com capacidade para transportar 600 litros de água cada.
O ministro Waldez Góes confirmou que a aeronave KC-390 já está em Ribeirão Preto, na ação de combate às queimadas.
“Ela teve papel fundamental no combate às queimadas no Pantanal e Amazônia. É compromisso do presidente Lula garantir ajuda rápida e eficaz à nossa gente, sempre que preciso e em qualquer lugar do Brasil”, acrescentou o ministro.
“Reiteramos nosso apoio e solidariedade ao governo de São Paulo, aos municípios e a todas as pessoas que estão sofrendo com mais essa complexa situação de emergência climática”, destacou o ministro.
Entre os municípios atingidos pelo desastre estão Alumínio, Araraquara, Bernardino de Campos, Boa Esperança do Sul, Dourado, Iacanga, Itápolis, Itirapina, Jaú, Lucélia, Monte Alegre do Sul, Monte Azul Paulista, Nova Granada, Piracicaba, Pirapora do Bom Jesus, Pitangueiras, Poloni, Pompeia, Pontal, Presidente Epitácio, Sabino, Salmourão, Santo Antônio da Alegria, Santo Antônio do Arancanguá, São Bernardo do Campo, São Simão, Sertãozinho, Taquarituba, Torrinha e Ubarana.
O ministério também poderá liberar recursos para ajudar os municípios com ações de assistência humanitária no momento em que as cidades afetadas obtiverem reconhecimento de situação de emergência pelo governo federal.
Leia Também