O presidente Lula destaca o apoio à integração regional e comemora avanços políticos em prol da justiça social na União Europeia

O presidente Lula (PT) participou, nesta segunda-feira 8, da reunião de cúpula do Mercosul, em Assunção, no Paraguai. Também marcaram presença Luis Lacalle Pou (Uruguai), Santiago Peña (Paraguai) e Luis Arce (Bolívia).

Lula abriu seu discurso mencionando a tentativa de golpe de Estado na Bolívia e afirmou que “não há atalhos para a democracia”.

“Há 15 dias, um membro do nosso bloco sofreu uma tentativa de golpe. A democracia prevaleceu graças à firmeza do governo boliviano, à mobilização de seu povo e ao rechaço da comunidade internacional”, disse o petista.

Ele também exaltou a reação do bloco à conspiração. “O Mercosul permaneceu, mais uma vez, unido em defesa do Estado de Direito, consagrada no Protocolo de Ushuaia. A reação unanime ao 26 de junho na Bolívia e ao 8 de Janeiro no Brasil demonstra que não há atalhos à democracia na nossa região, mas é preciso permanecer vigilantes.”

Segundo Lula, “enquanto nossa região seguir entre as mais desiguais do mundo, a estabilidade política continuará ameaçada”. Por isso, enfatizou, “democracia e desenvolvimento andam lado a lado”.

O presidente brasileiro finalizou seu pronunciamento com uma saudação à vitória das forças progressistas na França e no Reino Unido. “Ambas são fundamentais para a defesa da democracia e da justiça social contra as ameaças do extremismo.”

Um dos principais assuntos tratados na cúpula do Mercosul é a formalização da entrada da Bolívia no bloco. A principal ausência é a do presidente da Argentina, Javier Milei.

Ainda nesta segunda-feira, Lula embarca para a Bolívia, onde terá uma reunião com Luis Arce.

Artigo Anterior

Após eleições, França enfrenta cenário de incerteza política após derrota da extrema direita

Próximo Artigo

Supremo Tribunal Federal autoriza paciente com depressão a cultivar cannabis medicinal

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!