O presidente Lula destaca aprovados investimentos do Plano de Aceleração do Crescimento na Bahia e afirma não estar comprometido em justificar suas decisões financeiras para os setores financeiros.

O presidente Lula (PT) anunciou um pacote de investimentos para a Bahia no âmbito do Novo PAC, uma das principais vitrines do governo. Ele voltou a criticar opositores por obras inacabadas e disse não ser obrigado a “prestar contas a nenhum ricaço ou banqueiro”, mas ao povo pobre do Brasil.

A cerimônia ocorreu na Arena Fonte Nova, em Salvador, e reuniu parlamentares, ministros e representantes de movimentos sociais. Os recursos anunciados serão aplicados nas áreas de energia, habitação, educação, saúde e patrimônio histórico.

“Quando vejo a cara de vocês, eu falo: graças a Deus eu enxerguei o meu povo e é para ele que eu tenho que fazer as coisas neste País. Eu não tenho que prestar contas a nenhum ricaço neste País, eu não tenho que prestar contas a nenhum banqueiro neste País“, afirmou o presidente.

No programa Luz Para Todos, os investimentos somam 1,5 bilhão de reais, com a meta de levar energia a todos os baianos até 2026.

Outros 90 milhões de reais serão aplicados na Saúde, com a construção de três policlínicas nas cidades baianas de Camaçari, Remanso e Itapetinga. Mais 50 milhões de reais valerão para obras e projetos voltados à preservação do patrimônio cultural.

Na educação, o governo federal aportará quase 728 milhões na expansão e na consolidação de universidades e institutos federais no estado, por meio da construção de novos hospitais universitários e novos campi. A Bahia também receberá 1,2 bilhão de reais para a educação básica.

O evento em Salvador ainda marcou a assinatura da autorização para a contratação de 5.715 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida, voltadas a famílias com renda mensal de até 2.640 reais. As contratações devem ocorrer em até 30 dias, diretamente com a Caixa Econômica Federal. O montante chega a 885 milhões de reais.

Lula permanece na capital baiana até esta terça-feira, quando participa dos festejos em alusão à Independência do Brasil na Bahia. No dia seguinte, desembarcará em Recife para a entrega de unidades habitacionais e o anúncio da Pedra Fundamental do novo campus do Instituto Federal de Pernambuco.

O presidente retornará a Brasília na quinta para o lançamento do Plano Safra e do Plano Safra da Agricultura Familiar, em evento no Palácio do Planalto. Na sexta, visitará Goiás para acompanhar as obras do BRT Norte-Sul de Goiânia e anunciar a retomada das obras do bloco acadêmico do Instituto Federal de Goiás.

Artigo Anterior

Vinte e cinco por cento dos secretários do Governo de Tarcísio ocupam cargos em conselhos de empresas estatais, aumentando seus rendimentos.

Próximo Artigo

Administração federal brasileira repudia atos de violência que resultaram em 32 vítimas fatais na República Federal da Nigéria

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!