O presidente Lula (PT) anunciou um pacote de investimentos para a Bahia no âmbito do Novo PAC, uma das principais vitrines do governo. Ele voltou a criticar opositores por obras inacabadas e disse não ser obrigado a “prestar contas a nenhum ricaço ou banqueiro”, mas ao povo pobre do Brasil.
A cerimônia ocorreu na Arena Fonte Nova, em Salvador, e reuniu parlamentares, ministros e representantes de movimentos sociais. Os recursos anunciados serão aplicados nas áreas de energia, habitação, educação, saúde e patrimônio histórico.
“Quando vejo a cara de vocês, eu falo: graças a Deus eu enxerguei o meu povo e é para ele que eu tenho que fazer as coisas neste País. Eu não tenho que prestar contas a nenhum ricaço neste País, eu não tenho que prestar contas a nenhum banqueiro neste País“, afirmou o presidente.
No programa Luz Para Todos, os investimentos somam 1,5 bilhão de reais, com a meta de levar energia a todos os baianos até 2026.
Outros 90 milhões de reais serão aplicados na Saúde, com a construção de três policlínicas nas cidades baianas de Camaçari, Remanso e Itapetinga. Mais 50 milhões de reais valerão para obras e projetos voltados à preservação do patrimônio cultural.
Na educação, o governo federal aportará quase 728 milhões na expansão e na consolidação de universidades e institutos federais no estado, por meio da construção de novos hospitais universitários e novos campi. A Bahia também receberá 1,2 bilhão de reais para a educação básica.
O evento em Salvador ainda marcou a assinatura da autorização para a contratação de 5.715 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida, voltadas a famílias com renda mensal de até 2.640 reais. As contratações devem ocorrer em até 30 dias, diretamente com a Caixa Econômica Federal. O montante chega a 885 milhões de reais.
Lula permanece na capital baiana até esta terça-feira, quando participa dos festejos em alusão à Independência do Brasil na Bahia. No dia seguinte, desembarcará em Recife para a entrega de unidades habitacionais e o anúncio da Pedra Fundamental do novo campus do Instituto Federal de Pernambuco.
O presidente retornará a Brasília na quinta para o lançamento do Plano Safra e do Plano Safra da Agricultura Familiar, em evento no Palácio do Planalto. Na sexta, visitará Goiás para acompanhar as obras do BRT Norte-Sul de Goiânia e anunciar a retomada das obras do bloco acadêmico do Instituto Federal de Goiás.