O presidente Lula (PT) participou, nesta sexta-feira 9, da inauguração da primeira Fragrata Classe Tamandaré, executada pela Marinha, em Itajaí (SC). A solenidade reuniu ministros, autoridades e trabalhadores envolvidos na construção do equipamento.

Ao discursar, Lula reforçou a necessidade de renovar a frota da Marinha diante da grande extensão territorial do País e destacou a importância estratégica do projeto, tanto na defesa quanto na economia e na cooperação internacional. Também sustentou que investir na indústria de Defesa gerará empregos.

“É necessário ter soberania na área da defesa para garantir o domínio sobre nossas riquezas naturais, nosso mar e nosso pré-sal”, afirmou. “Do mesmo modo, é preciso ter a soberania no conhecimento, na tecnologia e na capacidade de liderar grandes projetos, para que não fiquemos para trás em relação ao resto do mundo.”

O presidente disse ainda que, embora o Brasil busque a paz, tem de estar preparado para a guerra. “Se você quer paz, esteja preparado para a guerra. A guerra não nos interessa. As fragatas devem representar a paz,” acrescentou, ao prometer mais projetos voltados à defesa e à criação de postos de trabalho no setor.

O programa Fragatas Classe Tamandaré faz parte do Novo PAC e prevê a construção de quatro fragatas no Brasil com significativa participação nacional e transferência de tecnologia. O navio inaugurado nesta sexta deve ser incorporado à Marinha em 2025.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 09/08/2024