O Presidente Lula assina Lei de Financiamento para o Crescimento Econômico

Objetivo é garantir recursos para financiamento de longo prazo do desenvolvimento econômico do país, com benefícios tributários para quem investe

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei que institui a Letra de Crédito do Desenvolvimento (LCD), em Brasília (DF), com o objetivo de garantir recursos para o financiamento de longo prazo do desenvolvimento econômico do país, com benefícios tributários para quem investe.

O investidor da LCD pessoa física é isento da cobrança do Imposto de Renda e o investidor pessoa jurídica pagará a alíquota reduzida, de 15%. A LCD contempla indústria, comércio e serviços, e tem três importâncias: será emitida pelos bancos de desenvolvimento, fortalece o mercado de capitais e estimula a venda dos títulos.

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, explicou que a emissão de títulos com benefícios tributários pelo BNDES repassará integralmente a isenção fiscal aos financiamentos, reduzindo a taxa de juros final em cerca de 1p.p. e contribuindo para baratear o custo da operação.

O BNDES fará a oferta dos títulos, que poderão ser negociados por outras instituições financeiras e repassados às pessoas físicas e jurídicas, ampliando as opções dos investidores no mercado. Além da isenção de Imposto de Renda, o investidor contará com a segurança transmitida pelo BNDES e ajudará a impulsionar o desenvolvimento da economia brasileira.

A publicação anual de relatórios com a prestação de contas, contendo os projetos apoiados, os recursos investidos e a avaliação do impacto dos investimentos, é uma medida essencial de transparência e de comunicação com a sociedade.

Taxas

A lei sancionada permite a diversificação das taxas de juros usadas para remunerar o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), permitindo ao BNDES oferecer aos clientes outras taxas diferenciadas da TLP e sem a criação de qualquer subsídio.

O BNDES também poderá utilizar operações de repasse interfinanceiro como lastro para emissão de Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), aprimorando o instrumento financeiro para, por exemplo, potencializar investimentos na agricultura sustentável.

“Em conjunto, a sanção da Lei é um importante conquista da sociedade brasileira, pois as medidas aumentam a capacidade do BNDES de financiar o investimento de longo prazo e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico do país”, concluiu o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin.

Artigo Anterior

Vídeo: Eleição na Venezuela desencadeia ira do poderoso establishment, da imprensa e das elites que residem em Miami, afirma Altamiro Borges; assista

Próximo Artigo

Força Pública de Tarcísio de Freitas ameaça comunidades Sem Terra em decreto de remoção violenta no Pontal do Paranapanema, interior de São Paulo

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!