O ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

O ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu um envelope com dinheiro vivo do genro do empresário Paulo Junqueira, do setor do agronegócio, após chegar aos Estados Unidos em dezembro de 2022. A Polícia Federal encontrou mensagens no celular do tenente-coronel Mauro Cid, seu ex-ajudante de ordens, que indicam a entrega.

O empresário foi quem emprestou uma casa para Bolsonaro se hospedar em Orlando, na Flórida, após sua saída do Brasil para não passar a faixa presidencial a Lula. Samuel Oliveira, genro do empresário, foi quem entregou o dinheiro.

“Ele foi entregar o imóvel pra eles, a chave. Tinha alguns reparos para serem feitos na casa, e o Samuel, se não me engano. Eu não estava lá, aí você teria que falar com o Samuel, que entregou alguma coisa pra eles assim pra que fosse feito algum reparo, alguma coisa no imóvel. Mas sem dúvida alguma foi um valor irrisório”, afirmou o empresário à coluna de Aguirre Talento no UOL.

As mensagens sobre a entrega do dinheiro foram encontradas pela Polícia Federal durante a apuração do desvio de joias. A investigação não se aprofundou sobre o pagamento, mas uma mensagem recebida por Cid de um funcionário da Ajudância de Ordens indica que o valor foi usado para “abastecer” e promover reparos no imóvel.

“Compras foram feitas e a casa já está abastecida. A cobertura da área da piscina foi finalizada para garantir a privacidade. O Samuel prefere ir encontrar o PR amanhã para entregar a encomenda”, diz a mensagem.

O ex-presidente Jair Bolsonaro com apoiadores em Orlando, nos EUA. Foto: Reprodução

“Diante dessas conversas, ficou evidente que Samuel entregaria uma encomenda (dinheiro) para o ex-presidente Jair Bolsonaro, ainda no ano 2022, enquanto ainda exercia o cargo de Presidente da República do Brasil”, diz o relatório da Polícia Federal.

Junqueira confirma que o pagamento foi feito pelo genro, mas diz que a entrega não foi uma ordem dele. “Agora eu vou receber os meus amigos na minha casa, a casa tem que estar em ordem (…) Pra que alguma coisa tenha sido arrumada, alguma coisa nesse sentido, entendeu. Te garanto também que foi alguma coisa irrisória”, prosseguiu o empresário.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 09/07/2024