O presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, afirmou que tomará medidas judiciais contra o jornalista Breno Pires, repórter da revista piauí, para pedir explicações sobre um comentário feito por ele nas redes sociais.
O anúncio foi feito após uma publicação do jornalista, na qual ele sugeriu que o ministro teria interesses particulares em um processo do Tribunal que poderia encurtar os mandatos de presidentes das agências reguladoras.
Breno Pires insinuou que o presidente do TCU estaria negociando indicações para as agências reguladoras, caso o julgamento reduzisse o tempo de mandato.
Espero que na interpelação criminal que proporei o repórter explique melhor o post lacônico. Ainda não será uma ação penal, apenas um pedido de esclarecimentos sobre a acusação que faz. Terá, enfim, a chance de dizer que agência está sendo negociada, com quem, como e quando.
— Bruno Dantas (@DantasBruno) 6 de agosto de 2024
Autor de uma série de reportagens sobre a gestão de Dantas à frente do TCU, Pires tem apontado que o tribunal, sob a anuência do governo Lula, tem se tornado um ‘balcão de negócios’, liderando iniciativas de conciliação entre a União e concessionárias ainda que, em essência, tenha como o objetivo a fiscalização.