O Presidente da Colômbia, Gustavo Petro, está evitando voar em aeronaves da Fuerza Aérea Colombiana (FAC) devido ao temor de espionagem pela Mossad, agência de inteligência de Israel, segundo informações do site Aeroin.
Segundo relatos divulgados pela mídia colombiana, Petro tem optado por fretar aviões privados, como Boeing 737, Embraer Legacy 600 (ERJ-135) e Fokker F-28 em configuração VIP, para evitar possíveis interceptações.
A decisão teria sido motivada por uma informação não oficial, que não veio de sua equipe de segurança, indicando que Israel estaria acessando dados de áudio da cabine dos aviões da FAC.
Petro estaria utilizando jatos fretados provenientes da Venezuela, pousando nos hangares da Helistar no Aeroporto El Dorado, em Bogotá. Apesar disso, fontes da própria FAC alegam que a possibilidade de monitoramento por parte de Israel seria praticamente inexistente, sugerindo que o presidente poderia estar se baseando em teorias da conspiração sem fundamentos técnicos.
Em maio de 2023, Gustavo Petro anunciou a ruptura das relações diplomáticas entre Colômbia e Israel, acusando o estado judaico de cometer genocídio na Faixa de Gaza em resposta aos ataques do Hamas em 7 de outubro de 2023. Como consequência, a Israel Aerospace Industries (IAI) suspendeu o suporte técnico ao caça Kfir e aos drones Elbit Hermes 450 e 900 utilizados pela Colômbia.
“Diante de vocês, o governo da mudança, o presidente informa que amanhã serão rompidas as relações diplomáticas com Israel por ter um presidente genocida”, declarou Petro em discurso a centenas de apoiadores na Praça de Bolívar, em Bogotá.
Na ocasião, o presidente também afirmou que “o mundo poderia ser resumido em uma só palavra, todas as consígnias e cores poderiam ser resumidas em uma só palavra que reivindica a necessidade da vida, da rebeldia, a bandeira alçada e a resistência: essa palavra é Gaza, é Palestina, são as crianças e bebês mortos, esquartejados pelas bombas.”
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪ Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣 Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line