Tomem a abreviatura como sendo o “Prático” aquele que usa apenas o sujeito e o verbo, no presente do indicativo, na frase que expõe o seu pensamento. E, tomem como o “Lírico” aquele que usa o sujeito, temos verbais e alguns predicados para externar o mesmo pensamento.

Não importa qual o cognitivo mais apreciado, o fato relevante é que, o vento e as intenções na política interna e na geopolítica externa mudaram para valer nas últimas 72 horas. 

Alguns dizem que foi o timing correto. Outros, que há muita pressa e, não há tempo a perder. O comando do governo federal virou comitê eleitoral explícito visando 2026 e a oposição já se posicionou com suas estratégias distintas.

Donald Trump quer por que quer colocar na geopolítica, a primazia (para não dizer o mando) dos Estados Unidos no que diz respeito a  Inteligência Artificial, o mesmo tratamento do dado/ geração de energia e o controle  dos gargalos nas grandes rotas internacionais. 

Não importa a pegada do Prático e ou do Lírico enxergar a realidade, 2025 será um ano completamente diferente de todo o que presenciamos até aqui.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 23/01/2025