A reação popular aos ataques cometidos pela oposição para blindar o ex-presidente Jair Bolsonaro, à articulação nos Estados Unidos e o motim no Congresso Nacional mostra que o verdadeiro patriotismo brasileiro se sobrepôs às ações norte-americanas e ao bolsonarismo.

“Eles (políticos bolsonaristas) estão jogando para o desemprego, para a paralisação de setores que têm grande dependência da economia norte-americana”, disse a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ) à TV GGN nesta terça-feira (confira o link abaixo).

Nesta terça-feira (05/08), o funcionamento do Congresso Nacional foi travado por manobras da extrema direita, numa tentativa da articulação bolsonarista de trocar a pauta nacional pela defesa do ex-presidente após sua prisão domiciliar, decretada na segunda-feira (04) pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

O objetivo dos deputados e senadores da oposição é travar o andamento dos trabalhos no Congresso até que se aprove a anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro e o impeachment de Alexandre de Moraes.

CONGRESSO PARADO

Na visão de Jandira Feghali, a postura subserviente da oposição aos Estados Unidos tem comprometido a qualidade do debate político. “O Congresso vem piorando muito, tanto na qualidade de debate quanto na compreensão do Brasil e de sua relação com a sociedade. É uma piora grande, prevista até por Ulisses Guimarães lá atrás”.

A deputada também ironizou a imagem dos parlamentares bolsonaristas com esparadrapos na boca – gesto ironizado nas redes sociais como uma encenação de “censura”. “Me senti melhor do ponto de vista da saúde mental, por não poder ouvi-los com esse protesto silencioso”, disse.

Contudo, a parlamentar reitera que a deterioração do debate não é um fato isolado, mas consequência de um processo eleitoral distorcido com mais força a partir de 2018, quando Bolsonaro assumiu a presidência do Brasil. Agora, “eles (oposição) estão tentando trocar a pauta, chamar atenção para a perseguição ao Bolsonaro, para um chororô em torno do Bolsonaro, usando Trump para isso”.

ATAQUES AO PAÍS

A atuação do deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL) nos Estados Unidos também foi destacada por Jandira Feghali, ressaltando que a tentativa de interferência do filho do ex-presidente junto ao Judiciário brasileiro ultrapassa os limites da legalidade.

“Isso é crime o que Eduardo Bolsonaro está fazendo. Ele é pago pelo povo brasileiro e vai para fora articular sanções contra o próprio país, contra a sua economia”, disse Jandira sobre o “tarifaço” imposto pelo presidente norte-americano Donald Trump, que entra em vigor nesta quarta-feira (06) com alíquotas de até 50% sobre diversos itens da pauta exportadora brasileira, mesmo com recuos em muitos produtos.

A deputada também alertou para a tentativa de setores da mídia de inverter a narrativa, tentando responsabilizar o ministro Alexandre de Moraes pelas tensões, quando, na verdade, o alvo de Donald Trump é o destaque alcançado pelo Brasil no cenário internacional, especialmente no âmbito dos BRICS.

“Querem carimbar Moraes como perseguidor, mas ele está certo, está agindo corretamente. Se desmontar o Supremo, que é o último guardião da democracia, aí é a selvageria”.

Assista à entrevista completa abaixo:

Leia Também

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 06/08/2025