O Partido Comunista Chinês decide intensificar esforços para consolidar mudanças em curso

O 20º Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC) aprovou uma resolução para promover a modernização chinesa, aprofundando as reformas em andamento.

Segundo o comunicado da agência Xinhua, os objetivos incluem melhorar e desenvolver o sistema socialista com características chinesas, modernizar o sistema e capacidade de governança do país.

“Até 2035, teremos concluído a construção de uma economia de mercado socialista de alto padrão em todos os aspectos, melhorado ainda mais o sistema de socialismo com características chinesas, modernizado em geral o nosso sistema e capacidade de governação e basicamente realizado a modernização socialista”, disse Xi Jinping, presidente chinês e secretário-geral do Comitê Geral do PCC.

Macroeconomia e desenvolvimento

O Comitê Central elaborou planos sistemáticos para aprofundar a abrangência da reforma, incluindo a economia e o desenvolvimento do mercado chinês.

No caso da governança macroeconômica, o documento apelou ao andamento de reformas coordenadas nos setores fiscal, financeiro e outros segmentos importantes, e ao reforço da consistência da orientação macro política.

Ao abordar a questão econômica, o documento afirma que o papel do mercado deve ser melhor aproveitado na construção de economia de mercado socialista de alto padrão, com um ambiente de trabalho mais justo e mais dinâmico, e a alocação de recursos deve ser tão eficiente e produtiva quanto possível.

Desenvolvimento com foco na melhora da oferta

No caso do desenvolvimento de alta qualidade, a resolução apelou ao aprofundamento da reforma estrutural do lado da oferta, à melhoria dos mecanismos de incentivos e restrições para a promoção do desenvolvimento de alta qualidade e à criação de novos motores e forças para concretizar o crescimento.

“Melhoraremos as instituições e os mecanismos para promover novas forças produtivas de qualidade em conformidade com as condições locais, para promover a plena integração entre a economia real e a economia digital, para desenvolver o setor dos serviços, modernizar as infraestruturas e para aumentar a resiliência e a segurança das cadeias industriais e de abastecimento”, disse.

As tarefas de reforma estabelecidas na resolução divulgada serão finalizadas quando a República Popular da China celebrar o seu 80º aniversário de fundação em 2029.

Leia Também

Artigo Anterior

Lula é alvo de vigilância da CIA há mais de 50 anos, afirma biógrafo Fernando Morais

Próximo Artigo

Campanha nacional pela diminuição das taxas de juros financeiros

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!