O 20º Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC) aprovou uma resolução para promover a modernização chinesa, aprofundando as reformas em andamento.
Segundo o comunicado da agência Xinhua, os objetivos incluem melhorar e desenvolver o sistema socialista com características chinesas, modernizar o sistema e capacidade de governança do país.
“Até 2035, teremos concluído a construção de uma economia de mercado socialista de alto padrão em todos os aspectos, melhorado ainda mais o sistema de socialismo com características chinesas, modernizado em geral o nosso sistema e capacidade de governação e basicamente realizado a modernização socialista”, disse Xi Jinping, presidente chinês e secretário-geral do Comitê Geral do PCC.
Macroeconomia e desenvolvimento
O Comitê Central elaborou planos sistemáticos para aprofundar a abrangência da reforma, incluindo a economia e o desenvolvimento do mercado chinês.
No caso da governança macroeconômica, o documento apelou ao andamento de reformas coordenadas nos setores fiscal, financeiro e outros segmentos importantes, e ao reforço da consistência da orientação macro política.
Ao abordar a questão econômica, o documento afirma que o papel do mercado deve ser melhor aproveitado na construção de economia de mercado socialista de alto padrão, com um ambiente de trabalho mais justo e mais dinâmico, e a alocação de recursos deve ser tão eficiente e produtiva quanto possível.
Desenvolvimento com foco na melhora da oferta
No caso do desenvolvimento de alta qualidade, a resolução apelou ao aprofundamento da reforma estrutural do lado da oferta, à melhoria dos mecanismos de incentivos e restrições para a promoção do desenvolvimento de alta qualidade e à criação de novos motores e forças para concretizar o crescimento.
“Melhoraremos as instituições e os mecanismos para promover novas forças produtivas de qualidade em conformidade com as condições locais, para promover a plena integração entre a economia real e a economia digital, para desenvolver o setor dos serviços, modernizar as infraestruturas e para aumentar a resiliência e a segurança das cadeias industriais e de abastecimento”, disse.
As tarefas de reforma estabelecidas na resolução divulgada serão finalizadas quando a República Popular da China celebrar o seu 80º aniversário de fundação em 2029.