O Tribunal Superior Eleitoral instituiu um grupo de trabalho voltado a aperfeiçoar o sistema de combate à desinformação eleitoral. A medida consta do Diário da Justiça Eletrônico desta segunda-feira 30.

O colegiado terá nove integrantes, entre juízes, procuradores e acadêmicos. Eles terão a atribuição de propor diagnósticos, pesquisas, programas, projetos e campanhas.

O grupo poderá também formar subgrupos para aprofundar temas. Os resultados constarão de relatórios a serem entregues à presidência do TSE, que compartilhará o material com o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia — quando julgar necessário.

Se desejarem, os integrantes do grupo de trabalho ainda poderão convidar colaboradores externos a participar de reuniões e projetos.

Em fevereiro, no início do ano do Judiciário, a presidente do TSE, Cármen Lúcia, afirmou ser necessário garantir as liberdades “com informação correta”, a fim de evitar “exposição manipulada de ódios e violências”.

Atual vice-presidente, Kassio Nunes Marques presidirá o TSE nas eleições de 2026, uma vez que o mandato de Cármen no comando da Corte expira em agosto do ano que vem.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 30/06/2025