O ministro Zarattini pede reunião da CCAI para apurar denúncia de interferência política na Abin durante o governo Bolsonaro

O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) enviou um ofício ao presidente da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI), senador Renan Calheiros, solicitando a convocação de uma reunião para discutir as revelações recentes da mídia e o relatório da Polícia Federal sobre a chamada “Organização Criminosa Paralela”, que teria utilizado ilegalmente sistemas da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para monitorar autoridades e jornalistas entre 2019 e 2021.

Zarattini, membro da CCAI, tem acompanhado de perto as investigações que apontam para o uso indevido de um órgão de Estado para atender a interesses do ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Não podemos permitir que a impunidade reine sobre a arapongagem de Bolsonaro e sua trupe. O Congresso, por meio da CCAI, precisa assumir seu compromisso e atuar na fiscalização dos órgãos de inteligência. Não podemos permitir o uso de órgãos de Estado para perseguir adversários políticos.”, disse o parlamentar.

O deputado solicitou que os membros da comissão se reúnam para deliberar sobre a convocação de autoridades policiais envolvidas na investigação, além dos investigados, para esclarecer os fatos. O requerimento também busca garantir que os membros da CCAI tenham acesso às provas produzidas pela Polícia Federal relacionadas à atuação da Abin e seus dirigentes.

Assessoria de comunicação do deputado Carlos Zarattini

 

Artigo Anterior

O Governo Federal aumenta apoio ao Rio Grande do Sul com R$ 143 milhões para a saúde pública

Próximo Artigo

Lula destaca combate à fome como prioridade no encontro do G20

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!